quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

CINE TROPPO - SEMANA DE 12 A 18/02/15

Cine Troppo 
Marco Antonio Moreira Carvalho 


ONDE ESTÃO OS FILMES DO “OSCAR” 2015? 
Alguns leitores têm me perguntado sobre a oportunidade de ver os filmes indicados ao “Oscar” 2015 em exibição nos cinemas locais. Infelizmente, não há resposta para esta questão. Antigamente, filmes indicados ao “Oscar” eram obrigatoriamente exibidos nos cinemas devido à divulgação da mídia especializada. Ou seja, filmes indicados ao prêmio americano era uma certeza de boa bilheteria. Lembro quando a distribuidora Columbia Pictures lançou nos cinemas “O Último Imperador” de Bernardo Bertolucci, em 1987. O filme, de alta produção e com elenco pouco conhecido do público, foi ovacionado por parte da crítica americana com boa bilheteria. Mas foi com as indicações e principalmente com as premiações do “Oscar” que o filme realmente aconteceu financeiramente. Foi um sucesso de bilheteria da distribuidora e um dos maiores do diretor Bertolucci. O que mudou?
Os exibidores têm dificuldades para lançar a maioria dos filmes nos cinemas devido a quantidade de salas que estão ocupadas com outros lançamentos. Os filmes que conseguem superar a média de público da sala de exibição, por contrato, devem continuar em exibição. Com isso, quando se tem data para lançar um filme, muitas vezes esta data está ocupada com outra estréia. Esta semana, por exemplo, “Cinqüenta Tons de Cinza” está ocupando a maior parte dos complexos exibidores do país. É uma produção que tem gerado muita expectativa e que certamente vai chamar a atenção do público. Logo, quando mais salas para este filme, mas certeza de boa renda. O resultado dessa ação é que outros filmes deixarão de ser exibidos. Como já escrevi em outro artigo, uma das maiores vítimas dessa situação é o cinema brasileiro que tem sua produção exibida em poucas salas. Mas e o “Oscar”? Este ano, bons filmes foram indicados. Filmes de sucesso de crítica que agradaram boa parte do público nos EUA. Mas pelo menos duas produções não tem apelo comercial: “Boyhood” e “Birdman”. “Boyhood” é um belo trabalho que acompanha o crescimento de uma criança até a adolescência. São quase três horas de dramas e conflitos familiares, sem efeitos especiais e explosões ou mortes. “Birdman” conta freneticamente a história de um ator que busca existir na vida real, imaginária. Enfim, existir. Planos sequência ajudam a construir a narrativa que tem no roteiro magnífico e na direção inspirada, seu grande trunfo. E assim como “Boyhood”, é um filme com muitos diálogos mais nesse caso, com alguns efeitos especiais e explosões necessárias a sua história. Ou seja, não são filmes que aparentam tem chances de bilheteria, mesmo com o “Oscar”. E entre o certo e o duvidoso, em tempos de crise, melhor garantir espaço para outras produções.
Caso alguns destes filmes sejam premiados com o “Oscar”, tudo pode mudar. Mas fica a reflexão sobre como funciona o mercado de exibição e como de fato, deveria funcionar. Afinal, com “Oscar” ou não, o número de filmes inéditos em nosso circuito exibidor só aumenta e isso deve preocupar o verdadeiro cinéfilo.

Moviscope 
*O cineasta Werner Herzog, excelente diretor alemão, está em Berlim para exibir seu filme “Queen of the Desert”. O diretor aproveitou o festival para falar sobre seu novo projeto: “Salt and Fire”.O filme será ambientado na América do Sul e focará em uma cientista que entra em conflito com o chefe de uma corporação responsável por um desastre ecológico. Quando um vulcão do local começa a apresentar sinais de erupção, a cientista precisa se unir ao desafeto para prevenir mais uma catástrofe. O filme será roteirizado e produzido por Herzog.
*”Ausência” de Chico Teixeira, foi exibido ontem no Festival de Berlim, com a presença de Wieland Speck, curador da Mostra Panorama, do cineasta, além dos protagonistas e produtoras. Após a sessão, o diretor, elenco e demais integrantes da equipe participaram de um bate-papo com a plateia. “Ausência” é o segundo longa-metragem do cineasta paulistano e será lançado pela produtora BossaNovaFilms em parceria com a distribuidora Imovision.

INDICAÇÕES 

ESTREIAS 



“Cinqüenta Tons de Cinza” 
Baseado no best-seller
Com Dakota Johnson


“A Vida dos Peixes” 
Vencedor do Prêmio Goya de Melhor Filme
Filme dirigido por Matías Bize


“O Crítico” 
Produção Argentina
Filme dirigido por Hernán Guerschuny

CONTINUAÇÃO 


“Corações de Ferro” 
Filme de David Ayer
Com Brad Pitt

AGENDA 



*Cine Olympia: 
De 12 a 18/02 – “O Amigo Americano” de Win Wenders. Sessão às 18:30h. Entrada Franca. Produção de 1977. Adaptação de "O Jogo de Ripley" de Patrícia Highsmith. Com Bruno Ganz, Dennis Hooper e Nicholas Ray. Apoio: Instituto Goethe.

*Cine Líbero Luxardo: 
De 18/02 a 01/03 – “A Vida dos Peixes”. Vivendo na Alemanha há mais de 10 anos, Andrés precisa retornar ao seu país natal e reencontra um grande amor da juventude. “O Crítico”. Víctor Tellez é um crítico de cinema exigente. Amargo e mal-humorado, ele muda sua vida após o início de um relacionamento amoroso.
Dia 14/02 – “O Cangaceiro” de Lima Barreto. Sessão Cult às 16 h. Entrada Franca. Debate após a exibição.

*Cine Estação: 
De 08 a 26/02 – “O Que Traz Boas Novas” de Phillpe Falardeu. Uma reflexiva visão do comportamento dos pais e do sistema educacional do Ocidente, a película trata da chegada de um professor argelino a uma pequena escola infantil do Canadá, a qual encontra-se em estado de choque devido ao fato de um aluno ter encontrado uma professora enforcada em sala de aula. Ele assume a vaga deixada pela professora suicida e procura lidar com o trauma das crianças.

*Cineclube Alexandrino Moreira: 
Dia 23/02 – “Bandido Giuliano”. Sessão às 19 h. Entrada Franca. Homenagem ao diretor Francesco Rosi. Debate após a exibição.

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