domingo, 8 de fevereiro de 2015

CINE TROPPO - SEMANA DE 05 A 11/02/15

Cine Troppo 
Marco Antonio Moreira Carvalho 



A ARTE DE SAMUEL FULLER 
 “A Arte de Samuel Fuller” é um dos grandes lançamentos em DVD do ano, O digistack com 2 DVDs reúne quatro obras de Samuel Fuller (1912-1997) incluindo versões restauradas de “O Beijo Amargo”' e “Paixões que Alucinam”. Nos extras, um documentário sobre o diretor, com depoimentos de Tim Robbins, Jim Jarmusch, Martin Scorsese e Quentin Tarantino.
“O Beijo Amargo” foi realizado em 1964 e tem no elenco Constance Towers. O filme mostra a história de uma mulher que resolve mudar de vida e vai trabalhar como enfermeira de um hospital infantil numa cidadezinha. Mas, logo descobre que a perfeição e tranqüilidade do lugar escondem um mundo hipócrita e mesquinho que não tem limites. Grande roteiro e direção num filme fundamental para o cinema norte-americano dos anos 1960. “'O Quimono Escarlate” foi produzido em 1959. Dois amigos, veteranos da Guerra da Coréia, trabalham juntos como detetives e estão encarregados de resolver o assassinato de uma dançarina. Mas durante a investigação se apaixonam por uma misteriosa mulher. “Paixões que Alucinam” é uma de suas obras-primas. Realizado em 1963, o filme mostra a ambição de um respeitado jornalista que se compromete a resolver um assassinato cometido num hospício. Para tanto, ele se interna como louco na própria instituição, mas lentamente vai se envolvendo com a loucura dos pacientes e perde o controle. Uma obra-prima repleta de metáforas políticas, sociais e raciais. “Casa de Bambu” foi dirigido em 1955 e tem no elenco Robert Ryan e Robert Stack. No Japão, ex-soldados americanos integram uma gangue violenta envolvida em assassinatos, jogos e assaltos. A morte de um sargento estadunidense coloca a polícia do exército americano no caso e, assim, um militar se infiltra na quadrilha.
Samuel Fuller era um subversivo no cinema norte-americano. Sua obra foi esteticamente provocante e os temas de seus filmes eram polêmicos, fugindo do “american way of life” que reagia aos seus trabalhos pela sua coragem em tratar temas intocáveis como racismo. Filho de imigrantes judeus, seus pais alteraram o sobrenome da família de Rabinovitch para Fuller. Aos 17 anos já era repórter policial em Nova Iorque. Serviu no Exército dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, chegando a ser codecorado.
Estreou na direção em “Matei Jesse James” de 1949. Muitas vezes, Fuller teve problemas com a produção de seus filmes por querer uma independência raramente permitida nos padrões de Hollywood. No final de sua carreira, dirigiu o excelente “Cão Branco”(1981) com tema racial, baseado em romance de Romain Gary, porém o estúdio Paramount não o lançou. Após o ocorrido, passou a residir na França, falecendo em outubro de 1997. Sua obra merece ser conhecida e debatida por aqueles que gostam de estudar o cinema.

Moviscope 
* As indicações para o “César”, maior prêmio do cinema francês, foram anunciadas esta semana. O filme favorito é “Saint Laurent” de Bertrand Bonello com dez indicações. Catherine Deneuve foi mais uma vez indicada (por “Dans la Cour”), assim como Juliette Binoche (“Acima das Nuvens”) e Marion Cotillard (Dois Dias, Uma Noite). Na categoria de melhor filme estrangeiro foram indicados “12 Anos de Escravidão”, “Boyhood: Da Infância à Juventude”, “O Grande Hotel Budapeste”, “Ida”, “Dois Dias, Uma Noite”, “Mommy” e “Sono de Inverno”. Na categoria ator, Gaspar Ulliel (Saint Laurent) e Pierre Niney (Yves Saint Laurent) de Jalil Lespert são favoritos.

*Morreu no Rio, a atriz e cineasta Vanja Orico, de 85 anos, que ganhou fama na década de 1950 e se destacou em produções como “O Cangaceiro” de Lima Barreto. Vanja participou de mais de 20 filmes nacionais e estrangeiros. Foi a única brasileira a atuar com o cineasta italiano Federico Fellini. Em sua homenagem, a ACCPA exibirá “O Cangaceiro” na sessão Cult, no dia 14/02.

ESTREIAS 

“Selma – Uma Luta pela Igualdade”
Cinebiografia do pastor protestante e ativista social Martin Luther King, Jr
Indicado ao “Oscar” de melhor filme


“Olhos D´Agua”
Documentário sobre a história do cinema no Pará
Filme dirigido por Eduardo Souza

COTAÇÕES 

“Grandes Olhos” de Tim Burton - Bom
“O Jogo da Imitação”- Bom
“Busca Implacável 3” - Razoável “
"À Procura” de Atom Egoyan (DVD) – Muito Bom
 “As Canções” de Eduardo Coutinho(DVD) – Muito Bom
“O Menino e o Mundo” (DVD) – Excelente

DVD/SHOW 

“Edu Lobo – 70 anos”
Show comemorativo de 70 anos do artista, gravado ao vivo no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Participação de Maria Bethânia e Chico Buarque.

AGENDA 


*Cineclube Alexandrino Moreira: 
Dia 09/02 – “O Solar das Almas Perdidas” de Lewis Allen. Sessão às 19 h. Entrada Franca. Debate após a exibição. Roderick e Pamela são irmãos que durante suas férias descobrem uma mansão abandonada na costa inglesa. Depois de comprar a casa, eles começam a ficar apreensivos com os rumores, e algumas evidências, de que o local seria assombrado.

*Cine Olympia: 
De 05 a 11/02 – “Olhos D´Água” de Eduardo Sousa. Sessão às 18:30h. Entrada Franca. Documentário sobre a história do cinema no Pará.
De 06 a 08/02 – “Juliana contra o Jambeiro do Diabo pelo coração de João Batista” de Roger Elarrat. Sessão às 18 h. Entrada Franca.

*Cine Líbero Luxardo: 
Até dia 08/02 - “Saint Laurent”. Indicado pela França ao Oscar 2015, na categoria de melhor filme em língua estrangeira, o filme aborda o processo criativo e os excessos do costureiro francês.



Dia 14/02 – “O Cangaceiro”(1953) de Lima Barreto. Sessão Cult às 16 h. Entrada Franca. Debate após a exibição. Homenagem a atriz Vanja Orico.

*Cine Estação: 
De 08 a 26/02 – “O Que Traz Boas Novas” de Phillpe Falardeu. Uma reflexiva visão do comportamento dos pais e do sistema educacional do Ocidente, a película trata da chegada de um professor argelino a uma pequena escola infantil do Canadá, a qual encontra-se em estado de choque devido ao fato de um aluno ter encontrado uma professora enforcada em sala de aula. Ele assume a vaga deixada pela professora suicida e procura lidar com o trauma das crianças.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23