Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho
*A 38ª Mostra de São Paulo, que se realiza de 16 a 29 de outubro, fará homenagem ao cinema espanhol, com uma retrospectiva de Pedro Almodóvar, exposição de Luís Buñuel e apresentação da filmografia de Víctor Erice. Outro destaque do evento, que este ano traz 331 títulos, é a presença de fortes candidatos ao Oscar em 2015.Entre os possíveis concorrentes na premiação da Academia de Hollywood estão os norte-americanos "Wild", de Jean-Marc Vallée, mesmo diretor de "Clube de Compras Dallas"; e "Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo", de Bennett Miller. Candidatos a uma vaga na categoria de Oscar estrangeiro também serão exibidos, com destaque para o argentino "Relatos Selvagens", de Damián Szifrón, com Ricardo Darín no elenco. O filme foi escolhido para abrir a mostra em um evento para convidados no dia 15 de outubro. Também foram selecionados "Winter Sleep", da Turquia; "Força Maior", da Suécia; "Viver é Fácil com os Olhos Fechados", da Espanha; "Filha", do Paquistão; "Tristeza e Alegria", da Dinamarca; "Dois Dias, Uma Noite", da Bélgica; "Mateo", da Colômbia. Os premiados "Um Pombo Pousou Num Galho Refletindo Sobre A Existência", de Roy Andersson, vencedor do Leão de Ouro em Veneza; "As Noites Brancas Do Carteiro", de Andrei Konchalovskiy, Leão de Prata em Veneza, e "Do Que Vem Antes", de Lav Diaz, Leopardo de Ouro em Locarno, também estão entre os títulos confirmados.
* O festival “Janela do Cinema” chega este ano a sua 7ª edição, que será realizada de 24 de outubro a 2 de novembro, no Recife, com sessões no Cinema da Fundação e no Cinema São Luiz. Este último é um dos poucos cine-palácios em funcionamento no mundo e novamente voltará a exibir filmes que marcaram diferentes gerações cinéfilas.Na mostra Clássicos do Janela, que integra a programação oficial do festival organizado pelo crítico e cineasta Kleber Mendonça Filho (O Som ao Redor), serão exibidos 13 longas-metragens em cópias novas ou restauradas, nos formatos DCP e 35mm. Entre eles estão “Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida” de Steven Spielberg, “Alien, o 8º Passageiro” de Ridley Scott, “O Massacre da Serra Elétrica” de Tobe Hooper, “O Comboio do Medo” de William Friedkin (que será exibido em cópia 4K), e “Mad Max 2” de George Miller.A mostra também levará de volta ao público um dos filmes mais famosos de Wim Wenders, Paris, Texas, que completa 30 anos.
*A produtora Warner Bros. decidiu fazer um “reboot” do longa “Eu sou a Lenda” dirigido por Francis Lawrence (Jogos Vorazes: Em Chamas) e estrelado por Will Smith (Eu, Robô). O estúdio pretende aproveitar o roteiro de outro projeto e transformá-lo em um recomeço da história de um homem que pensa ser o único sobrevivente da humanidade. O script em questão é intitulado “A Garden at the End of the World” e foi escrito pelo estreante Gary Graham. “Eu Sou a Lenda” não é a primeira adaptação do livro de Richard Matheson que já tinho filmado em 1964 e em 1971 com Charlton Heston no papel principal. Esta versão saiu no Brasil como “A Última Esperança da Terra”.
* William Shatner, o eterno capitão Kirk, admitiu nesse fim de semana que recebeu um convite da da produção de “Star Trek 3” para participar da nova produção. Shatner disse que o assunto deveria ser mantido em segredo, mas acabou vazando na internet.
Com o interesse de Shatner confirmado, resta aguardarmos para saber se outros atores originais da séria “Star Trek” serão convidados para futuras produções da franquia.
*A clássica série de tv “Twin Peaks” pode retornar. Quem indicou a possibilidade foram os próprios criadores da atração, David Lynch e Mark Frost. Ainda não há detalhes mais concretos sobre a possível volta de ‘Twin Peaks‘, 23 anos depois de seu cancelamento em 1991.Recentemente, o seriado ganhou uma versão remasterizada em Blu-ray.
* O ator e diretor Hugo Carvana morreu sábado (4), aos 77 anos, no Rio de Janeiro.Sábado (27), o Festival do Rio fez uma sessão especial do filme "Vai Trabalhar Vagabundo", dirigido por Hugo Carvana quando todos os filhos do cineasta estavam na sessão. Carvana não pode comparecer devido à saúde debilitada. Hugo Carvana começou sua carreira artística aos 18 anos fazendo figuração para um filme. Depois disso fez 22 chanchadas. Em 1954, foi fazer teatro encenando "O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna, em 1958, e mais tarde , "O Pagador de Promessas", de Dias Gomes e "Boca de Ouro", de Nelson Rodrigues, da companhia do Teatro Nacional de Comédia, TNC. Ainda nos anos 50, participou do Cinema Novo, estreando com Ruy Guerra, em "Os Cafajestes", e depois trabalhando com Cacá Diegues e Glauber Rocha. Carvana fez muito sucesso como diretor nos anos 70 com filmes como “Vai Trabalhar Vagabundo” (que ganhou o premio de melhor filme no festival de Gramado em 1974) e “Se Segura Malandro”. Como ator, teve destaque em filmes como "Os Herdeiros", "Quando o Carnaval Chegar" e "Deus é Brasileiro", de Cacá Diegues; "Tenda dos Milagres", de Nelson Pereira dos Santos; "Macunaíma", de Joaquim Pedro de Andrade e "Toda Nudez Será Castigada", de Arnaldo Jabor. Seu último filme como ator foi em "Giovanni Improtta", de 2013. Na direção, seu último trabalho foi “A Casa da Mãe Joana 2”.
* Feliz Círio para todos !
INDICAÇÕES
DVD
“Céu Azul”(1991)
Filme com Jessica Lange (“Oscar” de melhor atriz) e Tommy Lee Jones
BLU-RAY
“Harakiri”(1962)
Versão restaurada em alta definição do clássico de Masaki Kobayashi que ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes
SÉRIE DE TV
“Fringe”
Muita Criatividade e inspiração de J. J. Abrahams e seus roteiristas para realizar uma das melhores séries da tv americana.
BREVE
“O Batismo”
(Cine Líbero Luxardo)
QR CODE
Veja cenas do filme “Céu Azul”:
https://www.youtube.com/watch?v=DEumw-eXW7w
AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira:
Dia 20/10 – “A História de Adele H”. Homenagem ao diretor François Truffaut. Sessão às 18:30h. Entrada Franca. Debate após a exibição. Apoio : ACCPA
*Cine Olympia:
De 10 à 23/10 – “O Chef do Pólo Sul”. Sessão às 18h30min h. Entrada Franca. Apoio: Cinemateca Francesa.
De 03 à 16/10 – “No Movimento da Fé” de Fernando Segtowick. Sessão às 18 h. Entrada Franca.
*Cine Líbero Luxardo:
Em Outubro – “O Médico Alemão”.
*Cine Estação :
Até 23/10 – “Lunchbox”.
quarta-feira, 8 de outubro de 2014
quinta-feira, 2 de outubro de 2014
CINE TROPPO - SEMANA DE 02 À 08/10/14
Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho
*Novidade no mercado de exibição cinematográfica: "O Tigre e O Dragão: A Lenda Verde", a sequência do filme de artes marciais de Ang Lee, será lançada em 28 de agosto de 2015 simultaneamente nas salas de cinema Imax e na Netflix. De acordo com o vice-presidente da Imax, Greg Foster, "é ótimo oferecer aos consumidores a opção de decidir como, quando e onde se quer ver um longa-metragem. Ao participar nesse formato alternativo de conteúdo, os cinemas também estarão inovando", explicou ele, que espera bons resultados vindos do Imax da China. "O Tigre E o Dragão: A Lenda Verde" revisita os temas do filme original, mas possui enredo próprio: sobre o amor perdido, amor jovem, uma espada lendária e uma última chance de redenção, tudo inserido em cenas de ação em batalhas entre o bem e o mal decisivas para o destino do Mundo Marcial. O filme é dirigido por Yuen Wo Ping, o coreógrafo de artes marciais da trilogia "Matrix" e tem do elenco originalm, Michelle Yeoh como Yu Shu-Lien e Donnie Yen novamente como o Lobo Silencioso.
*”Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children”, romance juvenil lançado em 2011 pelo escritor Ransom Riggs, deverá ser a base do novo filme de Tim Burton. O diretor de “Peixe Grande” pensa no ator Asa Butterfield, de “A invenção de Hugo Cabret”, para o papel principal. A história é a de um menino que, na sequência de uma tragédia familiar, vai procurar respostas para o que aconteceu em um orfanato abandonado em uma ilha escocesa. A Miss Peregrine do título deverá ser vivida por Eva Green, que trabalhou com Burton em “Sombras da noite”. A produção deve começar em fevereiro de 2015 (mesmo mês em que a Paris lança no Brasil “Big Eyes”, também de Burton), com vias a chegar aos cinemas em 4 de março de 2016.
*A Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro abriu um edital para produtores de cinema fluminenses com projetos de longa-metragem que tenham interesse em levá-los ao laboratório do Festival Internacional de Cinema de Roterdã. O edital é aberto a diretores, produtores ou produtores executivos com entre um e dois longas lançados comercialmente ou exibidos em festivais. Os selecionados ganham passagem, estadia e credenciais para o CineMart, espaço do evento dedicado a encontros e rodadas de negócios com contatos do mercado audiovisual internacional.
* ”Tim Maia”, cinebiografia do popular cantor nacional, recebeu um trailer oficial já disponível na internet. Dirigido por Mauro Lima (Meu Nome Não é Johny), o filme é estrelado por Babu Santa e Robson Nunes, que interpretam o papel-título em diferentes fases da vida - o primeiro é Tim na fase adulta, e o segundo, na juventude. A produção tem estreia marcada para dia 30 de outubro nos cinemas nacionais.
*Na programação do mês de Outubro da ACCPA, estão agendadas as exibições de “A História de Adele H” de François Truffaut (homenagem ao diretor que faleceu em 1984), “Cão Branco” de Samuel Fuller e “Eram os Deuses Astronautas” (documentário). Antes da exibição do filme “Vá e Veja” no cine Líbero Luxardo, na última sessão Cult, foi feita uma homenagem ao projecionista Carlos Lobo, grande cinemaníaco e parceiro da associação que recentemente faleceu.
*Especializado na exibição de cópias restauradas, o Lumière Grand Lyon Festival chega à sexta edição homenageando, em sua abertura, a atriz Faye Dunaway. No dia 13 de outubro será exibida uma versão remasterizada do clássico “Bonnie e Clyde: Uma rajada de balas”, estrelado também por Warren Beatty e Gene Hackman. A grande homenageada da noite estará na plateia ao lado de outros cinco mil espectadores.
*A Warner Bros. divulgou esta semana no YouTube, o trailer de "Inherent Vice" (ainda sem título no Brasil), o novo filme do cineasta Paul Thomas Anderson, diretor de "Magnolia" (1999) e "Sangue Negro" (2007), entre outros. Baseado em um romance de Thomas Pynchon, o filme, que se passa na década de 1970, é estrelado por Joaquin Phoenix como um detetive de Los Angeles que é viciado em drogas e está à procura de sua ex-namorada. O elenco do longa ainda conta com Josh Brolin, Reese Witherspoon e Owen Wilson.
*Harry Belafonte (Kansas City), Maureen O´Hara (Como Era Verde Meu Vale), Jean-Claude Carrière (A Piscina) e Hayao Miyazaki (Vidas ao Vento) receberão as estatuetas do Oscar Honorário este ano, durante a cerimônia do “Governors Awards”, no dia 08 de novembro. A diretoria do “Governors Awards” diz que o intuito do Oscar Honorário é "honrar a extraordinária realização da vida, contribuições excepcionais para o estado das artes cinematográficas e ciências, ou para um serviço excepcional prestado a Academia".
*Bons filmes chegando em dvd e blu-ray nos últimos meses. Entre os títulos que merecem atenção estão “Praia do Futuro” com grande atuação de Wagner Moura, “Teorema Zero” de Terry Gilliam, “Sob a Pele” com Scarlet Johansson, “Trem Noturno para Lisboa” de Billie August, “O Homem que Ri” com Gerard Depardieu e “Os Belos Dias” com Fanny Ardant. Vale a pena conferir.
INDICAÇÕES
ESTREIA
“Garota Exemplar”
Direção de David Fincher (Seven)
LIVRO
“Num Piscar de Olhos”
O veterano editor de cinema Walter Murch compartilha com o leitor sua experiência de mais de 30 anos.
CLÁSSICO
“Serpico” (1974)
Filme de Sidney Lumet com grande atuação de Al Pacino
TRILHA SONORA
“Imensidão Azul”(1988)
Filme de Luc Besson com ótima trilha sonora composta por Eric Serra
AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira:
Dia 20/10 – “A História de Adele H”. Homenagem ao diretor François Truffaut. Sessão às 18:30h. Entrada Franca. Debate após a exibição. Apoio : ACCPA
*Cine Olympia:
De 30/09 à 09/10 – “No Bosque da Floresta”. Sessão às 18h30min h. Entrada Franca. Apoio: Cinemateca Francesa.
De 03 à 16/10 – “No Movimento da Fé” de Fernando Segtowick. Sessão às 18 h. Entrada Franca.
*Cine Líbero Luxardo:
De 24/09 à 04/10 – “7 Caixas” de Juan Carlos Maneglia e Tana Schembori.
*Cine Estação : Em Outubro – “Lunch Box”.
Marco Antonio Moreira Carvalho
*Novidade no mercado de exibição cinematográfica: "O Tigre e O Dragão: A Lenda Verde", a sequência do filme de artes marciais de Ang Lee, será lançada em 28 de agosto de 2015 simultaneamente nas salas de cinema Imax e na Netflix. De acordo com o vice-presidente da Imax, Greg Foster, "é ótimo oferecer aos consumidores a opção de decidir como, quando e onde se quer ver um longa-metragem. Ao participar nesse formato alternativo de conteúdo, os cinemas também estarão inovando", explicou ele, que espera bons resultados vindos do Imax da China. "O Tigre E o Dragão: A Lenda Verde" revisita os temas do filme original, mas possui enredo próprio: sobre o amor perdido, amor jovem, uma espada lendária e uma última chance de redenção, tudo inserido em cenas de ação em batalhas entre o bem e o mal decisivas para o destino do Mundo Marcial. O filme é dirigido por Yuen Wo Ping, o coreógrafo de artes marciais da trilogia "Matrix" e tem do elenco originalm, Michelle Yeoh como Yu Shu-Lien e Donnie Yen novamente como o Lobo Silencioso.
*”Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children”, romance juvenil lançado em 2011 pelo escritor Ransom Riggs, deverá ser a base do novo filme de Tim Burton. O diretor de “Peixe Grande” pensa no ator Asa Butterfield, de “A invenção de Hugo Cabret”, para o papel principal. A história é a de um menino que, na sequência de uma tragédia familiar, vai procurar respostas para o que aconteceu em um orfanato abandonado em uma ilha escocesa. A Miss Peregrine do título deverá ser vivida por Eva Green, que trabalhou com Burton em “Sombras da noite”. A produção deve começar em fevereiro de 2015 (mesmo mês em que a Paris lança no Brasil “Big Eyes”, também de Burton), com vias a chegar aos cinemas em 4 de março de 2016.
*A Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro abriu um edital para produtores de cinema fluminenses com projetos de longa-metragem que tenham interesse em levá-los ao laboratório do Festival Internacional de Cinema de Roterdã. O edital é aberto a diretores, produtores ou produtores executivos com entre um e dois longas lançados comercialmente ou exibidos em festivais. Os selecionados ganham passagem, estadia e credenciais para o CineMart, espaço do evento dedicado a encontros e rodadas de negócios com contatos do mercado audiovisual internacional.
* ”Tim Maia”, cinebiografia do popular cantor nacional, recebeu um trailer oficial já disponível na internet. Dirigido por Mauro Lima (Meu Nome Não é Johny), o filme é estrelado por Babu Santa e Robson Nunes, que interpretam o papel-título em diferentes fases da vida - o primeiro é Tim na fase adulta, e o segundo, na juventude. A produção tem estreia marcada para dia 30 de outubro nos cinemas nacionais.
*Na programação do mês de Outubro da ACCPA, estão agendadas as exibições de “A História de Adele H” de François Truffaut (homenagem ao diretor que faleceu em 1984), “Cão Branco” de Samuel Fuller e “Eram os Deuses Astronautas” (documentário). Antes da exibição do filme “Vá e Veja” no cine Líbero Luxardo, na última sessão Cult, foi feita uma homenagem ao projecionista Carlos Lobo, grande cinemaníaco e parceiro da associação que recentemente faleceu.
*Especializado na exibição de cópias restauradas, o Lumière Grand Lyon Festival chega à sexta edição homenageando, em sua abertura, a atriz Faye Dunaway. No dia 13 de outubro será exibida uma versão remasterizada do clássico “Bonnie e Clyde: Uma rajada de balas”, estrelado também por Warren Beatty e Gene Hackman. A grande homenageada da noite estará na plateia ao lado de outros cinco mil espectadores.
*A Warner Bros. divulgou esta semana no YouTube, o trailer de "Inherent Vice" (ainda sem título no Brasil), o novo filme do cineasta Paul Thomas Anderson, diretor de "Magnolia" (1999) e "Sangue Negro" (2007), entre outros. Baseado em um romance de Thomas Pynchon, o filme, que se passa na década de 1970, é estrelado por Joaquin Phoenix como um detetive de Los Angeles que é viciado em drogas e está à procura de sua ex-namorada. O elenco do longa ainda conta com Josh Brolin, Reese Witherspoon e Owen Wilson.
*Harry Belafonte (Kansas City), Maureen O´Hara (Como Era Verde Meu Vale), Jean-Claude Carrière (A Piscina) e Hayao Miyazaki (Vidas ao Vento) receberão as estatuetas do Oscar Honorário este ano, durante a cerimônia do “Governors Awards”, no dia 08 de novembro. A diretoria do “Governors Awards” diz que o intuito do Oscar Honorário é "honrar a extraordinária realização da vida, contribuições excepcionais para o estado das artes cinematográficas e ciências, ou para um serviço excepcional prestado a Academia".
*Bons filmes chegando em dvd e blu-ray nos últimos meses. Entre os títulos que merecem atenção estão “Praia do Futuro” com grande atuação de Wagner Moura, “Teorema Zero” de Terry Gilliam, “Sob a Pele” com Scarlet Johansson, “Trem Noturno para Lisboa” de Billie August, “O Homem que Ri” com Gerard Depardieu e “Os Belos Dias” com Fanny Ardant. Vale a pena conferir.
INDICAÇÕES
ESTREIA
“Garota Exemplar”
Direção de David Fincher (Seven)
LIVRO
“Num Piscar de Olhos”
O veterano editor de cinema Walter Murch compartilha com o leitor sua experiência de mais de 30 anos.
CLÁSSICO
“Serpico” (1974)
Filme de Sidney Lumet com grande atuação de Al Pacino
TRILHA SONORA
“Imensidão Azul”(1988)
Filme de Luc Besson com ótima trilha sonora composta por Eric Serra
AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira:
Dia 20/10 – “A História de Adele H”. Homenagem ao diretor François Truffaut. Sessão às 18:30h. Entrada Franca. Debate após a exibição. Apoio : ACCPA
*Cine Olympia:
De 30/09 à 09/10 – “No Bosque da Floresta”. Sessão às 18h30min h. Entrada Franca. Apoio: Cinemateca Francesa.
De 03 à 16/10 – “No Movimento da Fé” de Fernando Segtowick. Sessão às 18 h. Entrada Franca.
*Cine Líbero Luxardo:
De 24/09 à 04/10 – “7 Caixas” de Juan Carlos Maneglia e Tana Schembori.
*Cine Estação : Em Outubro – “Lunch Box”.
Assinar:
Postagens (Atom)
-
Estive revendo o excelente filme dos irmãos Cohen nos cinemas, "Onde os Fracos não tem Vez", e pela segunda vez notei uma reação d...
-
CINE-TROPPO Marco Antonio Moreira Carvalho CINEMA/Lançamentos da Semana Caso não haja alterações de última hora, as estréias da semana são “...
-
"O Vidente" com Nicolas Cage tinha tudo para dar certo. A história de uma pessoa que pode ver o futuro nos próximos dois minutos ...