domingo, 23 de outubro de 2011

CINE TROPPO - SEMANA DE 21 À 27/10/11

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, as estreias da semana são “Gigantes de Aço” e “Atividade Paranormal 3”.
“Gigantes de Aço” se passa em um futuro próximo, e acompanha Charlie Kenton (Jackman), um lutador de boxe frustrado após o esporte se tornar uma modalidade de alta-tecnologia, sendo comandado por robôs altamente desenvolvidos. Ele abandona a profissão e começa a viver da venda de restos de robôs para o ferro velho. Quando sua vida parece ter encerrado, ele se reúne com seu filho para construir e treinar uma nova geração de robôs. No elenco, Hugh Jackman, Kevin Durand, Evangeline Lilly, Hope Davis e Dakota Goyo.
“Atividade Paranormal 3” volta aos anos 80 para mostrar a infância de Katie (Katie Featherston), e os estranhos acontecimentos que ela passou com a sua irmã. Dispostos a desvendar o mistério, seus pais instalam câmeras por toda a casa, com as quais captam as estranhas atividades paranormais que acontecem.”'Atividade Paranormal 2” custou US$ 3 milhões e arrecadou US$ 157 milhões mundialmente.


QUADRO DE COTAÇÕES / ACCPA
MARCO MOREIRA PEDRO VERIANO LUZIA ÁLVARES
“Contra o
Tempo” Bom/Muito Bom/Muito Bom
----------------------------------------------------------
“A Hora do
Espanto” Fraco/-/-
----------------------------------------------------------
“Sem
Saída” Razoável/Razoável/Razoável
----------------------------------------------------------
“Homens
E Deuses” Excelente/Excelente/Excelente
----------------------------------------------------------
“As 3
Máscaras
de
Eva”(DVD) Excelente/Bom/Muito Bom
-----------------------------------------------------------
“Cinzas
no
Paraíso” Excelente/Excelente/Excelente
-----------------------------------------------------------

SUPERNOVAS
*As vendas de blu-ray subiram 131% e 156% durante a segunda e a terceira semanas do mês de setembro nos EUA, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os responsáveis pelo aumento foram os lançamentos, pela Paramount, de Thor, a coleção da Saga Star Wars, pela Fox, X-Men – Primeira Classe, também da Fox, e Tyler Perry’s Big Happy Family, da Lionsgate. O crescimento das vendas de Blu-ray fez com que o número de DVDs vendidos caísse consideravelmente. X-Men – Primeira classe vendeu mais de 600 mil cópias em sua primeira semana, Thor e a versão Thor-3D venderam 500 mil unidades também na primeira semana, e o combo de Star Wars vendeu 400 mil cópias apenas nos seus três primeiros dias.
*A abertura da 35ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que se realizou dia 20 de outubro, no auditório Ibirapuera, contou com uma homenagem ao seu fundador e organizador, Leon Cakoff (foto), que morreu dia 14/10. “Foi uma homenagem simples, um vídeo com imagens dele”, conta Margarida Oliveira, assessora de imprensa do evento. As reações à perda de Cakoff foram unânimes em reconhecer sua importância na formação cinematográfica de muitos profissionais e na contribuição para a diversidade cultural da cidade de São Paulo.
*O lançamento oficial da distribuidora Nossa, dia 11 de outubro, se confirmou um dos eventos mais concorridos realizados no âmbito do Festival do Rio. Estavam na mesa os principais sócios da nova empresa e, na plateia, representantes de todas as áreas do mercado audiovisual, como Luiz Severiano Ribeiro, do GSR, Ricardo Szperling, da Cinemark, e Jorge Peregrino, vice-presidente da Paramount para a América Latina, além de muitos produtores e cineastas.
*Os departamentos de homevideo da Sony e da Fox no Brasil criaram uma joint venture, a Fox-Sony Pictures Home Entertainment do Brasil, para distribuir DVDs e Blu-Rays Premium das duas empresas,assim como conteúdo para a televisão, em todo o território nacional. Com a união, as companhias pretendem otimizar a distribuição, fortalecendo o mercado local e expandindo a base de consumidores. A nova divisão, que será comandada por Jefferson Pugsley, ex-vice-presidente e diretor geral da Paramount Home Entertainment Brasil, deve começar a operar no primeiro trimestre de 2012, com o lançamento de Alvin & os esquilos 3, We Bought a Zoo e As aventuras de Tintim – O segredo do Licorne.
* “The Great Gatsby”, filme em 3D de Baz Luhrmann, e “Django Unchained”, novo longa de Quentin Tarantino, ambos protagonizados por Leonardo DiCaprio, tiveram suas datas de lançamento no mercado americano marcadas para 25 de dezembro de 2012. Primeiro filme de Luhrmann distribuído pela Warner Bros, “The Great Gatsby” também terá no elenco Tobey Maguire e Carey Mulligan. O lançamento de “Django Unchained” será feito pela The Weinstein Co.
*A Califórnia Filmes anuncia a aquisição dos direitos de distribuição do documentário “Anderson Silva – Como água”, de Pablo Croce, exibido na mostra Expectativa do Festival do Rio. O filme ainda não tem data de lançamento nos cinemas.
* A ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) tem um site à disposição do internauta: www.accpara.com.br . No site da ACCPA, tem a programação dos cinemas comerciais e alternativos, críticas, calendários de estreias, enquete, etc..
*Acesse “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_

DVD/Críticas
“Um Novo Despertar” de Jodie Foster. Cm Mel Gibson e Jodie Foster. Depois de as estréia como diretora em “Mentes que Brilham”, a atriz Jodie Foster (Taxi Driver/Acusados) provou que tem todas as chances de se tornar uma boa cineasta mas há tempos que não vemos um filme com sua direção. Neste filme, um homem sofre de profunda depresssão e acaba se isolando do mundo, da família, dos negócios. Em estado de total isolamento, ele acaba encontrando num castor, um bicho de pelúcia de crianças, o seu elo de comunicação com tudo e todos. Ele se transforma no castor (nome original do filme, “The Beaver”). Procurando fazer um registro sensível da crise deste personagem, Foster teve uma boa idéia que não foi bem desenvolvida no roteiro, que cria situações sem identidade e que contenham veracidade. A atuação de Mel Gibson ainda atrapalha este processo, numa interpretação forçada e sem inspiração. Mesmo assim, o filme tem belos momentos que causam reflexão e empatia. Espero que Jodie Foster volte logo a dirigir mais filmes. Talento não é problema no seu caso. Cotação : Bom.
“Tetro” de Francis Coppola. Com Vincent Gallo, Klaus Maria Brandauer,Carmen Maura.Depois de algum tempo fora da direção, o grande Francis Coppola (O Poderoso Chefão/O Selvagem da Motocicleta) volta com um belo filme que procura relatar um drama familiar através da história de um jovem americano que reencontra seu irmão em Buenos Aires. Este reencontro vai provocar uma nova identidade neste jovem que idolatra o irmão é que será testemunha de sua transformação, numa fuga de seus dramas pessoais e familiares. Filmado em preto e branco, “Tetro” tem a força narrativa cinematográfica que acostumamos ver nos trabalhos de Coppola. Com um excelente elenco, “Tetro” é a volta por cima de um diretor que é importantíssimo dentro da história do cinema americano. Cotação : Excelente.
“Mulheres Apaixonadas” de Ken Russel (1969). Com Alan Bates, Oliver Reed e Glenada Jackson.Na conservadora Inglaterra dos anos 1920, os amigos Gerald e Rupert se apaixonam por duas irmãs com pensamentos diferentes sobre o amor e o sexo, e acabando vivenciando novas emoções e experiências. Realizado no final dos anos 60, “Mulheres Apaixonadas” é um dos melhores filmes do diretor Ken Russel que conquistou parte da crítica especialmente nos anos 70 com bons filmes como “Delírio de Amor” e “Tommy” mais que nos anos seguintes não conseguiu ter bons resultados. Com excelente roteiro e uma direção bem ao estilo do que Russel desenvolveria mais tarde, “Mulheres Apaixonadas” ainda é um interessante estudo sobre as relações amorosas que de certa forma já foi bastante copiado em outras produções. Vale a pena ver ou rever. Cotação : Muito Bom.
“O Mensageiro do Diabo” de Charles Laughton (1959).Com Robert Mitchum. Grande clássico do cinema que agora chega em DVD. O ator Charles Laughton é sem dúvida um dos grandes nomes do cinema. Sua atuação em filmes como “O Corcunda de Notre Dame” é histórica. Realizado vários filmes como ator, dirigiu apenas um filme que foi o suficiente para mostrar seu enorme talento na direção. Em “O Mensageiro do Diabo”, o ator Robert Mitchum vive o papel do reverendo Harry Powell, um misterioso pastor que, com as palavras “ódio” e “amor” tatuadas nos dedos das mãos, percorre o interior dos Estados Unidos, aplicando golpes e deixando um rastro de viúvas mortas pelo caminho. Veja ou reveja sem falta, lembrando que esta edição especial em DVD tem extras valiosos para quem é fã do filme. Cotação: Excelente.

DICAS
*Festival :Estão abertas as inscrições para a 17ª edição do festival internacional de documentários É tudo verdade, a ser realizado de 22 de março a 1º de abril no Rio e em São Paulo. Fundado e dirigido pelo crítico Amir Labaki, o festival tem entrada gratuita em todas as sessões. Os interessados podem acessar o regulamento e a ficha de inscrição no site www.etudoverdade.com.br.
*CurtaDoc : Quem gosta de ver e conhecer novos curtas-metragens, não pode deixar de visitar o site www.curtadoc.tv que disponibiliza mais de 700 curtas de vários estados brasileiros. A ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) esta semana fez uma parceria com os produtores do site para divulgação deste material entre os cinemaníacos e produtores do áudio-visual paraense.
*”Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 “: A Warner promete lançar em novembro (previsão) o tão aguardado final da franquia mais rentável do cinema. Maior arrecadação de um filme num fim de semana de estreia, a segunda parte de “As Relíquias da Morte” será lançada em DVD, Blu-ray e Blu-ray 3D - assim como a primeira parte, também em alta definição para aparelhos compatíveis com a tecnologia 3D.

AGENDA
* Cineclube Alexandrino Moreira: O cineclube, em parceria com a ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) exibirá dia 31/10, “Cinzas do Passado” de Wong Kar Wai, diretor de filmes importantes como “Amor à Flor da Pele” .O filme ganhou o prêmio de Melhor Fotografia, no Festival de Veneza e será exibido com entrada franca com o já tradicional debate após a exibição entre o público presente e os críticos da ACCPA.
* Cine Olympia: Hoje não haverá exibições. A partir de terça-feira, será exibido do documentário “Tambores de Água”, um dos melhores filmes da mostra da Venezuela. O filme será exibido de 25 à 28/10 com entrada franca às 18:30 h. O documentário mostra a força das raízes africanas nas manifestações musicais venezuelanas. A história dos afrodescendentes venezuelanos desde sua chegada à Venezuela se desenrola quando seu protagonista consegue os tambores de água, uma prática musical muito peculiar e de grande beleza, que permite o encontro de dois continentes (África e América) no soar aquático de seus repiques, mostrando que não importa a distância quando as raízes são fortes o bastante para sobreviver através do tempo.
*Cine Líbero Luxardo: Continua a 6ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos.Conheça a programação completa de hoje : 15h – Sobra uma Lei (Uruguai, 2011, doc) e Pequenas Vozes (Colombia, 76m, 2010, doc), 17h – Chuvas de Verão (Direção : Carlos Diegues, 93m, 1977), 21h – Morango e Chocolate (Cuba/México, 110 m, 1993)

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23