domingo, 9 de outubro de 2011

CINE TROPPO - SEMANA DE 07 À 13/10/11



CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho
Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, as estreias da semana são “A Hora do Espanto”(3D), “O Zelador Animal”, “Capitães da Areia”, “O Filme dos Espíritos” e “Eu Queria ter a sua vida”.
“A Hora do Espanto” é a refilmagem de um dos maiores clássicos de terror dos anos 80, “A Hora do Espanto”(que teve uma sequência lançada em 1988).O veterano Charlie Brewster conseguiu o que queria: está com a turma mais popular e namorando a garota mais desejada de sua escola. Mas os problemas começam quando Jerry se muda para a casa ao lado. A princípio, ele parece uma boa pessoa mas começa a ter comportamentos estranhos. Depois de observar algumas de suas atitudes, Charlie chega a conclusão que Jerry é um vampiro em busca de presas no bairro. Incapaz de convencer alguém, Charlie precisa achar um meio de se livrar do monstro por conta própria.No elenco, Colin Farrell, Anton Yelchin, Toni Collett.O filme será exibido com cópias 3D dubladas e legendas.
Em “O Zelador Animal”, um solitário guarda de um zoológico decide deixar o emprego porque não consegue se envolver com alguma garota. Então, ele recebe a ajuda dos animais para entender os segredos da natureza. No elenco, Kevin James e Rosario Dawson com as vozes dos personagens de animação de Adam Sandler, Sylvester Stallone, John Favreau, Judd Apathow e Cher.
“Capitães de Areia” é uma adaptação para cinema do romance escrito por Jorge Amado. Na capital baiana Salvador, nos anos de 1930, menores abandonados que vivem nas ruas enfrentam toda sorte de dificuldades. Conhecidos como "capitães da areia", são liderados pelo jovem Pedro Bala, praticando crimes como roubo e estupro. A direção é de Cecília Amado e Guy Gonçalves.
“O Filme dos Espíritos” é livremente baseado em “O Livro dos Espíritos” escrito por Allan Kardec em 1857. Após perder a esposa e a caminho do suicídio, um homem se depara com “O Livro dos Espíritos” e começa uma jornada de transformação interior rumo aos mistérios da vida espiritual e suas influências no mundo material. No elenco, Nelson Xavier, Reinaldo Rodrigues, Etty Fraser, Ênio Gonçalves , Ana Rosa e Alethea Ruas.
“Eu queria ter a sua Vida” tem como roteiristas a mesma dupla que fez “Se Beber, Não Case” e é mais uma comédia com bastante humor sobre a troca de corpos entre dois homens adultos. Um é o casado e responsável, enquanto o outro é bastante preguiçoso e infantil.No elenco, Olivia Wilde, Ryan Reynolds e Leslie Mann.

AGENDA
* Cineclube Alexandrino Moreira: O cineclube, em parceria com a ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) exibirá em Outubro, dois filmes importantes: “Lanterna Vermelhas” de Zhang Yimou (dia 17) e “Cinzas do Passado” de Wong Kar Wai (dia 31). Os filmes serão exibidos com entrada franca e o já tradicional debate após a exibição entre o público presente e os críticos da ACCPA.
*Cine Estação: “Homens e Deuses” está em exibição. A trama, baseada em fatos reais, transfere para as telas a história de sete monges franceses que foram assassinados na Argélia em 1996. O filme será exibido nas seguintes datas: 1° de outubro (sábado): às 18h e 20h30, 2 de outubro (domingo): às 10h, 18h e 20h30, 12 de outubro (quarta): às 18h e 20h30, 13 de outubro (quinta): às 18h e 20h30 e 14 de outubro (sexta): às 18h e 20h30.
*Cine Líbero Luxardo :A partir do dia 12/10, a Cinemateca Brasileira, a Embaixada da Espanha no Brasil e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECID) promovem a sétima edição da mostra CINEMA ESPANHOL ATUAL. Em itinerância por diversas capitais brasileiras, a programação é composta por cinco produções representativas da safra de filmes realizados na Espanha em 2009 e 2010. Confira a programação completa no blog cineliberoluxardo.blogspot.com. Dia 15/10, na Sessão Cult, será exibido o filme “Cinzas do Paraíso” de Terrence Malick (diretor de “A Árvore da Vida”) às 16 h com entrada franca e debate com críticos da ACCPA após a exibição.
* Cine Olympia : Continua a mostra de filmes da Venezuela com a exibição de vários filmes inéditos no Brasil. Não haverá exibição de filmes neste domingo.A partir de terça-feira será exibido o filme “Miranda Regressa” às 18 h com entrada franca.A mostra tem apoio do Consulado Geral da Venezuela em Belém/Pa .

SUPERNOVAS
*A distribuidora NOSSA chega ao mercado e será lançada oficialmente no dia 11 de outubro, em entrevista coletiva a ser realizada durante o Festival do Rio. A distribuidora Reúne entre seus sócios alguns dos principais produtores de cinema no Brasil, entre eles José Padilha, Fernando Meirelles, Pedro Buarque de Hollanda, Daniel Filho e muitos outros. A composição societária se completa ainda com Wilson Feitosa, Marco Aurélio Marcondes e Fábio Lima. Marco Aurélio e Wilson Feitosa assumem, respectivamente, as funções de CEO e COO da nova companhia, que terá um escritório no Rio e outro em São Paulo. O foco da Nossa será o lançamento de filmes brasileiros, mas uma das principais novidades é que a empresa também contará com o reforço de títulos estrangeiros em sua cartela. “Faremos o lançamento no mercado theatrical das aquisições da Vinny Filmes”, conta Marco Aurélio Marcondes.
*Foram divulgados esta semana os premiados da 44ª edição do Festival de Brasília. “Hoje”(foto) de Tata Amaral, e “Meu País” de André Ristum, dividiram os principais prêmios: o primeiro ficou com o Candango de melhor filme e também com os prêmios de melhor atriz (para Denise Fraga), roteiro, fotografia e direção de arte; o segundo levou os troféus de melhor direção, ator (Rodrigo Santoro), trilha sonora e montagem.
*A Sony marcou a data de lançamento de três produções nacionais para 2012. A primeira é o documentário “A música segundo Tom Jobim”, de Nelson Pereira dos Santos, previsto para 20 de janeiro. No dia 9 de março é a vez de “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios” de Beto Brant e Renato Ciasca, com Camila
Pitanga. Também no mês de março, no dia 23, entra em cartaz “Giovanni Improtta”, versão cinematográfica de José Wilker para um de seus personagens mais famosos, da novela Senhora do destino.
*Começaram em Paraty, litoral do estado do Rio, as filmagens de “Rouge Brésil”, coprodução entre França,Portugal, Brasil e Canadá. Dirigido por Sylvain Archambault, o filme, adaptado de um livro do francêsJean-Christophe Rufin, tem no elenco os atores Joaquim de Almeida e Stellan Skarsgard. O projeto também inclui uma série com dois episódios de 100 minutos cada.
*Errata : no quadro de cotações da semana passada, a cotação EXCELENTE era para o filme “Homens e Deuses” que está em exibição no Cine Estação e não para “O Homem do Futuro”.
*O bom momento do mercado de cinema brasileiro para distribuidoras estrangeiras foi tema de uma longa reportagem da Variety esta semana. O texto chama atenção para o crescimento de bilheteria nos últimos anos e chama o país de “crescentemente atrativo”. A publicação destaca o aumento de 156% do faturamento entre 2005 e 2010, influenciado também pelos ingressos mais caros do 3D e pela valorização do Real.
* A ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) tem um site à disposição do internauta: www.accpara.com.br . No site da ACCPA, tem a programação dos cinemas comerciais e alternativos, críticas, calendários de estreias, enquete, etc..
*Acesse “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_
* Feliz Círio para todos !

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23