domingo, 20 de junho de 2010

CINE TROPPO - DOMINGO DIA 20/06/10

CINE-TROPPOMarco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja nenhuma modificação de última hora, as estréias da semana são “Toy Story 3” , “Educação” e “Kashma”.
“Toy Story 3” traz Woody ( Tom Hanks), Buzz ( Tim Allen) e toda a turma de volta quando o garoto Andy se prepara para ir para a faculdade e seus leais brinquedos vão parar numa creche. Mas esses bravos brinquedos se unem e serão todos por um e um por todos, enquanto implementam seu plano da grande fuga. Embarcam com eles nesta aventura novos personagens incluindo o famoso solteiro e festeiro acompanhante da Barbie, Ken ; o ator e ouriço de jardineira, Espeto ; e um ursinho de pelúcia rosa com cheiro de morango, chamado Lotso Ursinho Fofo. O filme tem tudo para ser mais um sucesso mundial como foi “Toy Story” e “Toy Story 2”. O filme será exibido somente em cópias dubladas e infelizmente, em nossa cidade, ainda sem a exibição em 3D.
Em “Educação”, Jenny tem 16 anos e vive com a família no subúrbio londrino, em 1961. Inteligente, ela sofre com o tédio de seus dias de adolescente e aguarda impacientemente a chegada da vida adulta. Seus pais alimentam o sonho de que ela vá estudar em Oxford, mas a moça se vê atraída por um outro tipo de vida. Quando conhece Danny, homem charmoso e mais velho, ela vê um mundo novo se abrir diante de si. O filme teve indicações ao “Oscar” deste ano e será exibido no Cine Estação nos dias 23 e 24/06 e depois nos dias 30/06 e 01/07.
“Kashma” é dirigido por Karim Dridi. Depois de fugir de sua família adotiva, Khamsa volta para o acampamento cigano onde nasceu. Nada parece ter mudado desde que ele foi forçado a partir até que seu melhor amigo Coyote conhece Rachitique, um ladrãozinho, com quem começa a realizar pequenos furtos. A juventude e a inocência de Khamsa irão rapidamente acabar à medida que ele desce numa espiral de delinqüência. O filme foi exibido na 32a Mostra Internacional de Cinema - São Paulo e será exibido no Cine Olympia de terça à domingo às 18:30 h a partir do dia 22/06.

QUADRO DE COTAÇÕES / ACCPA
MARCO MOREIRA/PEDRO VERIANO/LUZIA ÁLVARES
“As Testemunhas” Muito Bom/-/ -
------------------------------------------------------------
“Duas Senhoras” Muito Bom/Muito Bom/Excelente
------------------------------------------------------------
“Amor sem
Escalas”(DVD) Bom/Muito Bom/Muito Bom
------------------------------------------------------------
“A Roda”(DVD) Excelente/Excelente/-
------------------------------------------------------------
“Educação” Bom/Muito Bom/Muito Bom
------------------------------------------------------------
“Invictus”(DVD) Excelente/Muito Bom/Muito Bom
------------------------------------------------------------

SUPERNOVAS
*O primeiro curta de animação brasileiro em 3D, “BugiGangue - Controle terremoto” foi exibido no sábado, 5 de junho, no Cinemark Shopping Eldorado, em São Paulo, em duas sessões que reuniram 400 convidados. Realizado pela produtora 44 Toons, o filme conta a aventura intergaláctica de Gustavinho e seus amigos. Segundo o diretor e sócio da 44 Toons, Ale McHaddo, o curta, que também será exibido no festival Anima Mundi, tem chances de se transformar em um longa 3D. McHaddo será o moderador da mesa dedicada ao 3D no Anima Fórum, no dia 23 de julho, quando serão debatidas as possibilidades, os diversos formatos disponíveis e as técnicas de produção da tecnologia em três dimensões.
*O diretor Sam Raimi (Homem-Aranha) está confirmado na direção do prelúdio de “O Mágico de Oz” que se chamará “Oz: The Great and Powerful” (Oz: O Grande e Poderoso) e será lançado em 3D, com estreia prevista para 2012. O longa se passa antes de “O Mágico de Oz” original, e a história é focada no mágico, e como ele foi parar em Oz. Robert Downey Jr. (Homem de Ferro 2) vai interpretar o mágico.As filmagens começam no início de 2011.
*”Avatar”, a maior bilheteria da história, será relançado nos cinemas nacionais.A Fox Films Brasil marcou a reestréia para o dia 27 de Agosto.Não foi informado se o longa contará com os cinco minutos de cenas adicionais prometidos pelo diretor, James Cameron. A empresa aproveitará que mais cinemas se equiparam com a tecnologia 3D, para relançar o filme.Espero que os cinemaníacos da cidade também possam ver o filme em 3D, o que não aconteceu no seu lançamento em dezembro do ano passado.
*O diretor Marc Foster (007- Quantum of Solace) assinou contrato para comandar Gerard Butler (Código de Conduta) em “Machine Gun Preacher”, baseado na história real de Sam Childers, um extraordinário homem que dedicou sua vida e seus recursos para resgatar crianças que vivem na zona de conflito do Sudão.
*O roteirista Tony Gilroy, que foi responsável pelos scripts dos três filmes anteriores da série “Bourne”, fará o mesmo trabalho na quarta produção, cujo título provisório é "The Bourne Legacy".Segundo a imprensa americana, Matt Damon pode não ser o protagonista já que diretor Paul Greengrass, diretor dos últimos dois filmes, não está na produção..
*O primeiro complexo da rede mexicana Cinépolis no Brasil, que foi inaugurado na última quinta-feira, dia (17 para convidados e na sexta dia18 para o público, será o primeiro do país com três salas equipadas com projetores digitais 3D. A tecnologia adotada no Brasil será a Real D – mesma dos complexos do grupo no México. O cinema está situado no Shopping Santa Úrsula, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e terá oito salas .Em breve, a Cinepólis chega em Belém no Boulevard Shopping com 07 salas ampliando o parque de exibição local.
*O documentário “Chantal Akerman” de Gustavo Beck e Leonardo Luiz Ferreira, foi o único filme brasileiro selecionado para a competição do Festival Internacional de Documentários de Marseille, que se realiza entre os dias 7 e 12 de julho, na França. A competição inclui ainda Everyday Madonna (Líbano), Dupa revolutie (Romênia), Matamoros (México), Somos nosotros (Argentina), e El eco de las canciones e Tres semanas despues (Chile).
*A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/
*Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

CRÍTICA
“DUAS SENHORAS” de Philipe Faucon. Com Houria Belhadji, Sabrina Ben Abdallah e Mohamed Chabane-Chaouche.

O mundo hoje vive momentos constantes de intolerância, em vários níveis. Intolerância religiosa, política e cultural. E o cinema, de várias formas, sempre abordou este tema com muita preocupação e realismo. Em “Duas Senhoras”, produção francesa de 2007 que somente agora chega aos nossos cinemas, o tema volta a ser abordado de forma inteligente através de Esther, uma senhora judia já idosa que necessita de cuidados constantes de enfermeiras mais que tem um temperamento difícil. Até que a mãe de sua enfermeira diurna é contratada. Por ser mulçumana, os conflitos com a mãe da enfermeira surgem imediatamente mais aos poucos as diferenças entre estas duas mulheres vão diminuindo com cada uma compreendendo o valor de suas idéias e costumes. De forma simples, o diretor Faucon é direto na construção dos personagens, mostrando as suas diferenças e permitindo que o espectador identifique seus valores e dogmas que inicialmente parecem ser uma grande barreira mais que aos poucos servem de referência para uma mudança pessoal em cada uma e para uma forte amizade que nasce entre elas que acima de qualquer coisa, aprendem a conviver com suas necessidades e diferenças, num exemplo que acaba incomodando a famílias de ambas que não querem entender que sim, é possível pensar e sentir o mundo de forma diferente e ao mesmo tempo conviver, aceitar, tolerar, respeitar. Com um roteiro simples e objetivo, Faucon mostra ao espectador que é possível ser diferente e conviver com as diferenças. Nada mais oportuno para o cinema que como arte, deve explorar estes temas com mais freqüência. Destaque para a direção de Faucon e principalmente para a atuação das duas atrizes que vivem este belo drama que merece ser visto por quem gosta de cinema.

D I C A S
DVD/SHOW
: Paul McCartney é um dos grandes nomes do rock e que tem feito muitos shows nos últimos anos. Agora, chega ao mercado brasileiro o DVD “Paul McCartney Live in Canada” com McCartney tocando cada vez melhor com sua excelente banda. No repertório, músicas tradicionais de seus shows como “Let it Be”, “Jet” e “Peeny Lane” além de outras canções famosas mas novas ao vivo como “Mrs. Vanderbil”(do álbum “Bando n the Run”) e “Dance Tonight”(de seu último álbum). Como sempre, vale a pena ver e ouvir McCartney, o eterno Beatle.
BLU-RAY : O clássico de Alfred Hitchcock "Psicose" completa 50 anos como uma obra-prima do cinema reconhecida mundialmentes.Apesar de ter estreado com algumas críticas desfavoráveis em 16 de junho de 1960 em uma sala nova-iorquina, o filme acabou convencendo a indústria e o público, que meio século depois continua fã desta obra emblemática."Psicose" voltou aos cinemas em abril no Reino Unido e em 19 de outubro vai ganhar uma edição especial em formato blu-ray."Psycho 50th Anniversary Edition" incluirá uma versão remasterizada do filme em alta definição e contará com inúmeros conteúdos extras, entre estes um documentário sobre como foi realizado o filme, o trailer original e uma análise da inconfundível cena do chuveiro.
TV POR ASSINATURA: “Veludo Azul” de David Lynch tem Dennis Hooper e Isabella Rosselini no elenco e é uma produção de 1986 que é considerada um dos melhores filmes do diretor. Uma pacata cidade esconde perigosas histórias e caberá ao jovem Jeffrey desvendar uma delas. Ao retornar à cidade para assumir os negócios da família, o rapaz encontra um pedaço humano em um terreno. Movido por sua curiosidade, vai envolvendo-se com uma misteriosa cantora e um psicopata viciado. Dennis Hooper, falecido recentemente, tem aqui uma atuação memorável. (Telecine Cult – Dias 20 e 22/06).

AGENDA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe amanhã, dia 21/06 às 19 h, em parceria com a ACCPA, o filme “Vergonha” de Ingmar Bergman com Max Von Sidow e Liv Ullman. É um dos grandes filmes da história do cinema. Não perca. Entrada Franca e logo e seguida ao filme, debate entre o público presente e críticos da ACCPA.
- Espaço Municipal Cine Olympia: O filme “Duas Senhoras” de Philippe Faucon será exibido até domingo, dia 20/06. Esther é judia e, já idosa, necessita de cuidados constantes de enfermeiras mais o seu temperamento mal-humorado afugenta todas. Até que seu filho contrata Halima, que é muçulmana. Contra todas as probabilidades, as duas mulheres constroem uma forte e íntima amizade. Entrada franca com sessão às 18:30 h.
- Cine Líbero Luxardo: "As Testemunhas” de André Téchiné com Michel Blanc será exibido até hoje às 19:30 h.O filme se passa em 1984. Manu é um jovem de 20 anos, que chega a Paris em busca de trabalho. Um dia ele conhece Adrien, Sarah e Mehdi , um casal amigo de Adrien que enfrenta problemas no casamento. Como pano de fundo, a eclosão da AIDS e o medo que desestabiliza amizades e casamentos.
- Cine Estação : Nos dias 23 e 24/06 e 30/06 e 01/07, será exibido o filme “Educação” que teve indicações ao “Oscar” deste ano.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23