domingo, 6 de junho de 2010

CINE TROPPO DOMINGO DIA 06/06/10


CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja nenhuma modificação de última hora, as estréias da semana são “O Princípe da Pérsia – As Areias do Tempo” e “Duas Senhoras”.
“O Principe da Pérsia : As Areias do Tempo”” é uma das maiores produções dos estúdios Disney deste ano. Produzido pela mesma equipe de “Piratas do Caribe”, o filme é um épico de ação e aventura ambientado na mística Pérsia. Um príncipe guerreiro relutantemente une forças com uma misteriosa princesa e, juntos, eles lutam contra forças obscuras para salvaguardar uma antiga adaga capaz de libertar as Areias do Tempo - um dom dos deuses que dá à pessoa que o possui o poder de controlar o mundo. No elenco, Gemma Arterton, Jake Gyllenhaal, Ben Kingsley, Alfred Molina, Dave Pope, Thomas DuPont, Steve Toussaint e Toby Kebbell. O filme está sendo exibido em cópias dubladas e legendadas. Algumas curiosidades do filme : - Orlando Bloom ( O Senhor dos Anéis) foi cotados para o papel do príncipe Dastan - o orçamento do filme foi de US$ 150 milhões - a produção foi filmada nas cercanias de Marrakesh, Ouarzazate e Erfoud, no Marrocos. Além disso, foram construídos cenários gigantescos nos estúdios Pinewood na Grã-Bretanha.
“Duas Senhoras” (foto) é uma elogiada produção francesa dirigida por Phillippe Faucon. No filme , Esther é judia e, já idosa, necessita de cuidados constantes de enfermeiras mas o seu temperamento mal-humorado afugenta todas. Seu filho, Elie, não sabe mais o que fazer até que por sugestão de Selima, a enfermeira diurna, contrata sua mãe Halima, que é muçulmana. Contra todas as probabilidades ,as duas mulheres constroem uma forte e íntima amizade. Halima é uma mulher orgulhosa e sensível e seu bom humor e energia darão a Esther uma nova lição de vida. O filme está sendo exibido no Cine Olympia até o dia 20/06 com o apoio do Consulado Geral da França, Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e CulturesFrance.

QUADRO DE COTAÇÕES - ACCPA
MARCO MOREIRA/PEDRO VERIANO/LUZIA ÁLVARES
“Era Uma Vez
em Tóquio” Excelente/Excelente/Excelente
-------------------------------------------------------------------------
“Estamos Todos
Bem”(DVD) Bom/Muito Bom/Muito Bom
-------------------------------------------------------------------------
“A Turba” Excelente/Excelente/Excelente
-------------------------------------------------------------------------
“7 Anos” Muito Bom/Bom/Bom
-------------------------------------------------------------------------
“Um Homem
Sério”(DVD) Excelente/Muito Bom/Muito Bom
-------------------------------------------------------------------------
“Mãe”(DVD) Excelente/Muito Bom/Muito Bom
-------------------------------------------------------------------------

SUPERNOVAS
*A produção tailandesa “Uncle Boonmee Who Can Recall His Past Lives”, de Apichatpong Weerasethakul, vencedora da Palma de Ouro do Festival de Cannes, será lançada no Brasil pela Filmes da Mostra, de Leon Cakoff e Renata de Almeida. Outros três filmes de Cannes chegarão ao mercado brasileiro pela distribuidora da Mostra de São Paulo: o italiano “Le Quattro Volte” de Michelangelo Frammartino, a produção do Quirguistão” The Light Thief” de Aktan Arym Kubat (ambos exibidos na Quinzena dos Realizadores), e a coprodução lusobrasileira “O Estranho Caso de Angélica”, de Manoel de Oliveira. Leon e Renata foram coprodutores do longa de Manoel de Oliveira, que abriu com sucesso a mostra “Um Certo Olhar” de Cannes, e traz no elenco Ana Maria Magalhães. Os filmes devem ter suas primeiras exibições por aqui na Mostra de São Paulo, que se realiza entre 22 de outubro e 4 de novembro.
* Após vários atrasos nas filmagens, problemas financeiros da MGM e uma série de incertezas, o diretor Guillermo del Toro anunciou que está fora da direção de “O Hobbit I e II”..Mesmo sem dirigir, del Toro continua trabalhando no roteiro ao lado de Peter Jackson, que segue como produtor executivo.
*A sequência do fenômeno comercial “Atividade Paranormal” pode ter a atriz Katie Featherston novamente no elenco.Katie estrelou o primeiro filme, ao lado do ator Micah Sloat. Tod Williams (Provocação) vai dirigir.A Paramount deseja lançar “Atividade Paranormal 2” no dia 22 de outubro de 2010.
*O diretor Woody Allen felizmente não pará. Seu novo filme, “Midnight in Paris” teve a lista oficial do elenco anunciada: Kathy Bates, Adrien Brody, Carla Bruni, Marion Cotillard, Rachel McAdams, Michael Sheen e Owen Wilson. As filmagens começam em Paris entre junho e julho.A história é uma comédia dramática romântica que se passa em Paris. Atualmente, Allen está filmando “You Will Meet a Tall Dark Stranger”, em Londres.
*A distribuidora Moviemobz fechou acordo para a transmissão do festival “Big Four” em cinemas brasileiros através de seu novo departamento, a LiveMobz. O evento, que acontecerá no dia 22 de junho em Sofia, na Bulgária, traz grandes nomes do heavy metal encabeçados pelo Metallica, e será exibido ao vivo, via satélite, em aproximadamente 800 cinemas de 29 países da América do Norte, Europa e América Latina. Os direitos do evento também incluem três reprises nas semanas seguintes.
*A Sony Pictures divulgou um novo cartaz do drama “Comer, Rezar e Amar” (Eat, Pray, Love). Julia Roberts, James Franco (Milk), Billy Crudup (Watchmen) e Javier Bardem são os protagonistas. Ryan Murphy (da série de TV Nip/Tuck) roteiriza e dirige. O longa estreia no Brasil em 24 de Setembro.
*Depois do grupo Cinepólis, o segundo maior grupo exibidor mexicano, o Cinemex, também está estudando entrar no mercado brasileiro de exibição. A Cinépolis, maior grupo do México, inicia suas operações no Brasil em julho em Ribeirão Preto.
*A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/
*Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

CRÍTICA
“UM HOMEM SÉRIO" de Joel e Ethan Cohen
. Os irmãos Cohen representam hoje o melhor do cinema americano. Seus filmes, desde o surpreendente “Gosto de Sangue”, revelam um cinema diferenciado, construído em cima de imagens e palavras bem elaboradas e que a cada filme, fortalecem cada vez mais o estilo de cinema dos Cohen. Os personagens de seus filmes, vivem suas odisséias cheias de curvas e imprevistos, levando-os a caminhos variados, com final feliz, ou não. Em “Onde os Fracos têm Vez”, um de seus melhores filmes, este estilo se consolidou numa obra que reflete bem os dias de espanto e falta de ética que vivemos hoje. Em “Um Homem Sério”, os Cohen criam um personagem que acredita na lógica, na matemática e que entende o universo como algo exato, e por isso, vive se perguntando porque certas coisas acontecem com ele, um homem sério e digno das tradições de sua familia.Mas sua mulher o abandona, os conceitos de sua religião acabam se tornando cada vez menos importantes, o acaso é cada vez mais freqüente e sua vida é cada vez menos previsível. Como ser sério e equilibrado com tudo isso? Os irmãos Cohen não têm essa resposta e muito menos pretendem que a religião ou o acaso apareçam e expliquem tudo. Ao contrário. Em “Um Homem Sério”, as perguntas mais uma vez ficam sem resposta, até porque, no universo dos Cohen, respostas exatas não existem. Existe sim o caos, que todos os personagens têm que saber lidar, mesmo que para isso tenham que derrubar seus dogmas, especialmente os religiosos. “Tudo é Matemática” diz o personagem principal. Ledo engano que ele vai percebendo aos poucos e refazendo os seus conceitos na “marra”, como todos nós. Só falta ao personagem principal do filme entender que a vida não é uma ciência exata. Como um furacão, um acidente de carro, uma morte, uma separação, nada é exato e em “Um Homem Sério”, nos surpreendemos com esta afirmação a cada cena “nonsense” que inevitavelmente nos remete a cenas de outros filmes dos Cohen. Fundamentais para o cinema moderno americano, os Cohen a cada filme realizam um cinema de autor, livres para discutir o que quiserem, o que sentem e o que é relevante. Os filmes dos Cohen nos falam da vida como ela é, como nós gostaríamos que fosse e fatalmente, nos revela que tudo é diferente do que imaginado mais que isso não deve ser razão para a infelicidade. Caos, ordem, desordem, falta de lógica, confusão. A vida é assim e ninguém tem mais propriedade para falar sobre isso no cinema de hoje que os irmãos Cohen.

D I C A S
TV POR ASSINATURA
: “O Segredo de Lorna” é um dos melhores trabalhos da dupla Jena-Pierre e Luc Dardenne (A Criança) e foi um dos melhores filmes que vi nos cinemas ano passado aqui em Belém. Aqui, Lorna é uma imigrante albanesa que vive na Bélgica. Ela sonha em ser dona de uma lanchonete com seu namorado Sokol. Para conseguir o dinheiro necessário, ela se envolve num perigoso esquema armado por um taxista. Simples e emotivo, é um flme ainda a ser descoberto pelo grande público.(Telecine Cult – Dia 08/06).
MEMÓRIA : O ator Dennis Hopper faleceu esta semana nos EUA e sem dúvida foi um dos grandes atores de sua geração. Sua carreira teve grandes momentos como em “Sem Destino”(1969) que dirigiu e interpretou. Mas depois de anos envolvido em problemas com drogas, ele reapareceu brilhante em “Apocalypse Now” (1979) de Francis Coppola e renasceu de vez num memorável papel em “Veludo Azul”(1986) de David Lynch. Recentemente, esteve em grande atuação em “Fatal”(2008), ao lado de Ben Kingsley. Com uma grande carreira iniciada nos anos 50 com destaque em “Juventude Transviada”(1955), Hooper marcou seu nome na história do cinema. Vale a pena (re)ver seus filmes como uma homenagem ao seu trabalho.
CURSOS: A Caiana Filmes lança a segunda turma do curso de QUADRINHOS E CINEMA, com o professor Arnaldo Prado Jr., a partir do dia 10 de junho, das 19 às 22 h. Inscrições abertas. A partir do dia 15/06, inicia o curso CINEMA PARA CRIANÇAS utilizando a linguagem cinematográfica, brinquedos óticos, roteiro, gravação e edição para novas mídias. Inscrições abertas. Maiores informações no fone 3343-4254.

AGENDA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe amanhã às 19 h , em parceria com a ACCPA, o filme “Era Uma Vez em Tóquio” de Yasujiro Ozu, produção de 1953 que conta a história de um casal de idosos que resolve deixar a sua província e ir a Tóquio onde mora e trabalha o primogênito com esposa e filho menor. Mas a visita logo se mostra um problema, a começar com as acomodações restritas, seguindo-se o pouco tempo que o filho e a nora possuem para dispensar-lhes atenção. É um dos grandes filmes da história do cinema. Não perca. Entrada Franca e logo e seguida ao filme, debate entre o público presente e críticos da ACCPA.
- Espaço Municipal Cine Olympia: Hoje é o último dia de exibição do filme francês “7 Anos” com entrada franca às 18:30 h. Na Sessão Aventura, mais uma iniciativa em parceria com a ACCPA, hoje às 16 h, será exibido “Corrida Silenciosa” de Douglas Trumbull com Bruce Dern no elenco.
- Cine Líbero Luxardo: Hoje é o último dia de exibição da produção espanhola “À Moda da Casa” de Nacho Vellila. Maxi é um chef de cozinha que precisa cuidar de um casal de filhos depois que sua ex-mulher morre. Enquanto tenta ganhar a confiança deles, acaba se envolvendo com seu vizinho, que tem medo de tornar pública sua sexualidade. O filme será exibido às 19:30 h
- Cineclube Oi Estação :Quarta, 9 de junho, será exibido o curta-metragem paraense "Matinta Perera" de Jorge Vidal e o longa-metragem nacional "Não Por Acaso" de Philippe Barcinski. Os filmes serão exibidos a partir das 19 h com entrada franca. O Cineclube Oi Estação parte do projeto CINEMA NA ORLA que tem o apoio da ACCPA(Associação dos Críticos de Cinema do Pará).

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23