sábado, 8 de dezembro de 2007

WENDERS E RESNAIS


Um comentário feito pela Roberta (agora sim está correto este texto, identificando o nome do leitor.. desculpem) sobre meu texto da Mostra Fanco-Alemão, perguntou se eu fui ver os filmes em exibição da mostra já que tinha que eu tenho que dar exemplo ao público. É verdade. Temos que dar exemplo. Mas já tinha visto quase todos os filmes da mostra há muito tempo. Crítico de cinema, seja lá quem for, tem que ver muitos filmes, especialmente aqueles importantes para a história do cinema e principalmente aqueles que são de diretores renomados e mesmo as novas revelações. Da mostra, revi "O Ano Passado em Marienbad" de Alain Resnais e fiquei impressionado pela qualidade do filme depois de mais de 40 anos de sua realização. Vi também "Quarto 666" e "Um Truque de Luz" de Win Wenders, dois excelentes filmes de um diretor que raramente erra nos seus trabalhos. Em "Quarto 666", diretores falam sobre o futuro do cinema durante o festival de Cannes de 1982. Algumas previsões se tornaram verdade, outras não. Em "Um Truque de Luz", vi uma grande homenagem ao cinema, feito no ano do centenário da invenção do cinematográfo, 1995. Belo filme que faz uma homenagem ao cinema e também para aqueles anônimos que tentaram inventá-lo mas acabaram em segundo plano.
Nos dias que fui à mostra, vi um bom público no cinema. Poderia ter mais, mas na atual situação onde a pirataria é o "certo", acredito que podia ter menos...

2 comentários:

Unknown disse...

Caramba, Marco, tenha um pouco mais de tato ao escrever algo relacionado aos seus leitotes. "Um comentário falou..." Tenho nome, filho. Pelo menos destes o ar da graça em dois dias, na mostra.

Marco Antonio Moreira disse...

Ok..Mas não sabia do seu nome certo.Tentei responder seu comentário pelo seu blog mas não consegui, por isso, a citação ficou sem identificação, certo? Abraços...

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23