CINE
TROPPO
Marco
Antonio Moreira Carvalho
“A
Forma da Água” e o conto de fadas
“A Forma da Água" de Guillermo
del Toro é decepcionante. A proposta de explorar a estrutura do “conto de
fadas” (moderno? antigo?) é perigosa, mas esse diretor já tinha elaborado isso
criativamente em trabalhos anteriores. A proposta é perigosa, pois leva o
artista a uma criação de mera repetição ou então de inovação num processo de
elaboração de histórias/estéticas que podem expressar seu
sentimento/pensamento.
Em “A Forma da Água” temos a
história de uma zeladora que é muda, com dificuldades de relacionamentos,
tímida e que trabalha em um laboratório experimental secreto do governo. Ela
conhece uma criatura que é presa e maltratada, A identificação entre ela e
criatura é quase imediata e um relacionamento surge por meio de encontros onde
ela finalmente encontra alguém para compartilhar sentimentos e/ou desejos. O
que percebo então é a construção de tipos estereótipos (bem, mal, amigo,
inimigo) que inclui (acredite se quiser) vilões da União Soviética (o filme
acontece nos anos 60 no período da guerra fria).
A luta entre bem e o mal (incrível,
mas novamente o bem do lado dos americanos e o mal do lado dos soviéticos!) vai
gerar conflitos que terão como desenlace a fuga da criatura do laboratório para
viver, enfim, um grande amor. Com essa trama (?!) é visível perceber que o
diretor constrói armadilhas emocionais numa narrativa velha, previsível,
estereotipada (bem e mal, mocinho e vilão) que merece questionamento, mas ainda
agrada porque é uma visão consolidada na maioria de que o mundo é dividido
apenas entre bem e mal. O diretor escolheu o caminho da superficialidade na sua
história de conto de fadas, sem complexidades, sem aprofundar personagens, sem
criar relações mais abrangentes sobre o que é a criatura e seus “inimigos” e
até sobre sua personagem principal que quando sonha revela seus mais íntimos
desejos de alienação (ao estilo cinema americano).
O roteiro foi elaborado com
fórmulas simplistas repleto de previsibilidades que incomodam especialmente na
segunda metade do filme (as mudanças da personagem principal são rápidas e
imediatistas). Entre outras questões que podem ser apontadas como pontos fracos
do filme, a direção procura uma "embalagem" repetitiva e encantadora
para seus personagens (planos, movimentos de câmera, utilização da música). O
filme beira um sentimentalismo "barato" e me lembrou de alguns filmes
de Steven Spielberg dos anos 80/90 que tanto fizeram sucesso de público com
essa característica, mas provavelmente será um sucesso e deve ganhar o
"Oscar", pois reforça aquilo que já é passado e Hollywood adora essa
perspectiva!
Entendo que o aspecto lúdico de uma
obra de arte seja muitas vezes minimizado com relação ao seu aspecto artístico,
mas certamente esse debate merece nossa atenção. E “A Forma da Água” certamente
ajudara nesse aprendizado.
INDICAÇÕES
CONTINUAÇÕES
“O Touro Ferdinando”
Filme de Carlos Saldanha
Animação
“The Post – A Guerra Secreta”
Filme de Steven Spielberg
Com Meryl Streep e Tom Hanks
BREVE
“Trama Fantasma”
Filme de Paul Thomas Anderson
Com Daniel Day Lewis
CINECLUBE
“As Duas Faces da Felicidade” (1966)
Filme de Agnes Vardá
Cineclube Alexandrino Moreira – Dia
05/03
AGENDA
*Cineclube
Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 05/03 – “O Cinema de Agnes
Varda” – “As Duas Faces da Felicidade”. Sessão às 19 h. Entrada franca. Debate após a
exibição.
*Cine
Olympia:
A partir do dia 14/02 – “O Filho de
Jean”. Sessão às 18h30min (exceto sábados, domingos e feriados às 17h30min). Entrada
franca. Apoio: Cinemateca Francesa.
*Cine
Líbero Luxardo:
A partir de 15/02 - “Me Chame pelo
seu nome”.
*Centro
de Estudos Cinematográficos (Casa das Artes):
Dia 20/03 –“Roda de Cinema”. A ação
envolverá a leitura/debate dos participantes sobre textos previamente
divulgados nas mídias sociais do CEC para estímulo dos estudos
cinematográficos. O primeiro texto será do livro "A Mise en Scène no
Cinema - Do Clássico ao cinema de fluxo" de Luiz Carlos Oliveria Jr.
(parte 1 - Tudo está na Mise en Scène). Horário: 18h30min. Inscrições
gratuitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário