sábado, 11 de setembro de 2010

CINE TROPPO - SEMANA DE 12 À 18/09/10


CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, os lançamentos da semana são “Amor à Distância” e “Solomon Kane – O Caçador de Demônios”.
“Amor à Distância” tem Drew Barrymoore (As Panteras) no elenco.Erin (Barrymore) é uma jovem bem humorada que conquista o recém-solteiro Garrett (Justin Long). O relacionamento deveria ser mais um amor de verão, mas quando ambos têm de voltar para casa um dilema se inicia. Como manter a distância uma relacionamento que parecia não ter futuro e acabou se transformando em uma grande paixão?O filme fez sucesso nas bilheterias americanas. Ainda no elenco, Christina Applegate e Ron Livingston.
“Solomon Kane – O Caçador de Demônios” é um filme dos mesmos produtores da trilogia “Resident Evil”, e conta a história de um homem de aparência sombria que vagueia pelo mundo sem nenhum objetivo aparente, além de vencer o mal em todas as suas formas. Armado de suas pistolas, ele e seus homens libertam sua sede de sangue enquanto lutam, em nome da Inglaterra, batalhas em todos os continentes. No elenco, James Babson, Laura Baranik e Geoff Bell.

SUPERNOVAS
*A organização do Festival do Rio, que este ano acontece de 23 de setembro a 7 de outubro, acaba de divulgar a lista de longa-metragens em competição. Ficção:”Boca do Lixo” de Flavio Frederico (SP), “Como Esquecer” de Malu De Martino (RJ),”Elvis & Madonna” de Marcelo Laffitte (RJ), “Malu de Bicicleta” de Flavio Tambellini (RJ), “O Senhor do Labirinto” de Geraldo Motta (RJ), “Riscado” de Gustavo Pizzi (RJ), “Trampolim do Forte” de João Rodrigo Mattos (BA) e “VIPS” de Toniko Mello (SP). Documentário: “Diário de uma Busca” de Flávia Castro (RS), “É Candeia” de Márcia Watzl (RJ), “Histórias Reais de um Mentiroso” de Mariana Caltabiano (SP), “Memória Cubana” de Alice de Andrade (RJ), “Santos Dummont: Pré-Cineasta?” de Carlos Adriano (SP), “Solidão e Fé” de Tatiana Lohmann (SP) e “Positivas” de Susanna Lira (RJ).O filme de abertura do festival será “A Suprema Felicidade” de Arnaldo Jabor, será o filme de abertura do evento, no dia 23 de setembro. Este ano, o país em foco será a Argentina. Entre os títulos confirmados da mostra Panorama destacam-se os novos longas de Woody Allen (Você vai conhecer o homem dos seus sonhos), Abbas Kiarostami (Copie conforme), Ken Loach (Route Irish) e Olivier Assayas (Carlos), entre outros. Mais uma vez, a sede do evento será o histórico cine Odeon, no Centro, que vai abrigar a Première Brasil e as sessões de gala. O processo de reestruturação do Grupo Estação, que teve seu circuito vendido para o grupo CulturInvest, não afetará o festival.
*A heroína chinesa Mulan voltará ao cinema em uma coprodução independente internacional rodada nos arredores de Xangai. Jan de Bont (Lara Croft: A Origem da Vida) dirigirá a atriz Zhang Ziyi (O Clã das Adagas Voadoras/2046/O Tigre e o Dragão/Herói/Memórias de uma Gueixa. A trama adaptará um antigo conto chinês que fala de Hua Mulan, uma guerreira que, para conseguir lutar pelo seu povo, precisa disfarçar-se como seu pai. Duas adaptações da história já existem: uma de 1956, chinesa; e outra pela Walt Disney, uma animação lançada em 1998.O filme live-action será falado em inglês, buscando as bilheterias internacionais.
*Este ano, a crítica americana logo cedo já começou a indicar os favoritos ao “Oscar” 2010. Entre os filmes favoritos, “A Origem” de Christopher Nolan. Outros filmes já considerados ao “Oscar”:”The King's Speech”, “Toy Story 3”, “The Kids Are Alright” (sucesso no festival de Sundance) e “A Rede Social”.
* Ainda “Oscar” : Colin Firth, que este ano concorreu ao prêmio de melhor ator pelo seu excelente papel em “O Direito de Amar” de Tom Ford, já está cotado para estar nas indicações do próximo “Oscar” pela sua interpretação em “The King's Speech”, produção inglesa dirigida por Tom Hooper. O roteiro original de David Seidler segue George que, após a abdicação do seu irmão, vira o rei, apesar de relutar assumir o trono. Gago e visto como pouco adequado para assumir o posto real, George tem a ajuda de um pouco ortodoxo fonoaudiólogo. Com técnicas imprevisíveis e através uma inesperada amizade, George deve conseguir achar a voz que guiará o país à guerra. O filme ainda não tem previsão de estréia no Brasil.
*A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/*Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

MOSTRA DE FILMES “OLHARES AMAZÔNICOS”
De 13 a 15 de setembro, no Auditório Benedito Nunes, na UFPa, acontecerá a Mostra de Filmes Olhares Amazônicos, dentro da programação do II Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia(Norte). A Mostra, organizada por Selda Vale (Navi/UFAM) e Jorane Castro (ICA/UFPA), com o acervo e apoio da NAVI/UFAM, traz um recorte sobre a produção atual de audiovisual amazônico sobre as questões mais contundentes da região. Os 16 filmes que compõe a mostra são na sua maioria inéditos em Belém. As projeções serão seguidas de debates com especialistas dos temas tratados e profissionais de cinema/audiovisual. Os filmes serão exibidos em DVD. Confira abaixo a programação completa:
PROGRAMAÇÃO
Dia 13/09/2010 – segunda-feira
16:00 às 18:00 - Novas identidades, Sexualidades
Filmes:
· O que há por trás – Andréia Santos Machado, 18 min., RO/ 2009
· Mulheres de Mamirauá - Jorane Castro, 40 min., PA/2008
· Acre das mulheres - Charlene Lima, 26 min., AC/2006
Debatedores: Selda Vale (NAVI/UFAM), Carlos Cirino (UFAM), Luzia Alvares (Gepem /
UFPA), Edila Moura (Instituto Mamirauá e IFCH/UFPA), Jorane Castro (ICA /UFPA).
18:20 à 20:30h – Abertura da Mostra - Interpretação e imaginário Amazônico
Filmes:
· Viagem das idéias – Satya Caldenhof, 23 min., AM/2007
Debatedores: Renan Freitas Pinto (UFAM), Edna Castro (NAEA/UFPA), José Ricardo
Ramalho (UFRJ)

Dia 14/09/2010 – terça-feira
16:00 às 18:00 – Cultura e religião
Filmes:
· Deus é Ele – Eduardo Duwe, 26 min., SP/2006
· Casimiro – Fernanda Bizarria e Erlan Souza, 30 min., AM/2010
18:20 às 20:30h - Conflitos, Identidades, Ações Coletivas
Filmes:
· Não Vale – Silvestro Montanaro, 75 min., MA/2009
· A soja na terra das Chapadas – Murilo Santos, 42 min., MA/
Debatedores: Murilo Santos (UFMA), Neide Esterci (UFRJ), Maria José Aquino (IFCH/UFPA),
Marcelo Carneiro (UFMA).

Dia 15/09/2010 – quarta-feira
16:00 às 18:00 - Trabalho e Saberes Tradicionais
Filmes:
· O saber que a gente sabe – Andrea Borghi, 29 min., AM/2006
· Filhos do barro – Vitor Souza Lima, 20 min., PA/2008
· O barco do mestre – Gavin Andrews, 24 min., AP/2008
· Canoa de um pau roxo – Gabriela Piccolo e Alberto Greciano, 11 min., MA/2008
18:20 às 20:30h – Olhares da Amazônia sobre o barramento de rios e projetos
hidrelétricos
Filmes:
· O rio Madeira- a vida antes das barragens – 27 min., RO/2009
· A era do ouro – Andressa Rocha, 13 min., RJ/2008.
· O que beira a beira do Madeira – Alexis Bastos, 29 min., RO/2007
Debatedores: Sônia Magalhães (UFPA), Rosa Acevedo (UFPA), Antonio Carlos Witkoski(UFAM), Nírvia Ravena (UFPA).

DICAS
UFPa:
O curso de Cinema da UFPa foi confirmado para 2011 com as inscrições abertas no período de 10/09 à 03/10. A prova para o curso acontecerá no dia 24 de outubro das 08 às 12 h,no campus do Guamá. Maiores Informações no site http://www.ceps.ufpa.br/ .Sem dúvida, a confirmação do curso de Cinema na UFPa é um momento histórico para todos envolvidos na área do áudio-visual do estado. Parabéns à UFPa pela iniciativa.
Cursos: A Caiana Filmes promove em setembro três cursos que merecem atenção do leitor:- Curso sobre a “Nouvelle Vague”, importante movimento cinematográfico sob a minha coordenação, com início no dia 15 de setembro com 8 aulas no horário das 19 às 22h às quartas e sextas-feiras- Curso “Cinema como Recurso Pedagógico - Produzindo Material” com Fábio Rendeiro com início dia 18 de setembro aos sábados no horário das 14h às 18h - Curso “Oficina: Prática Cinematográfica” com Homero Flávio com início dia 13 de setembro, 10 aulas - 2 semanas no horário das 14 às 18h. Maiores informações pelo fone 3343-4252.
Na Internet: Já está na internet um dos pôsters do filme “Tron : O Legado”, que será lançado em 3D no dia 10 de dezembro. No filme, Sam Flynn (Garrett Hedlund), o especialista em tecnologia de 27 anos, filho de Kevin Flynn (Jeff Bridges), investiga o desaparecimento do pai e se vê preso no mesmo mundo povoado por programas ferozes e jogos fatais onde seu pai vive há 25 anos. O filme é uma continuação da produção lançada em 1982 que na época, criou novas alternativas de uso dos efeitos especiais.”Tron: O Legado” deve ser uma das grandes bilheterias dos cinemas neste final de ano.

AGENDA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe dia 20/09 às 19 h, em parceria com a ACCPA, o filme “O Garoto Toshio”, filme dirigido por Nagisa Oshima(O Império dos Sentidos) em 1969. A entrada é franca com debate após a exibição entre o público e críticos da ACCPA.
- Cine Líbero Luxardo: Continua e exibição o filme de Quentin Tarantino, “À Prova da Morte", filme que faz parte do projeto “Grindhouse”, feito em parceria com o diretor Roberto Rodriguez (Planeta Terror). O filme chega aos cinemas nacionais três anos após seu lançamento no mercado americano e foi realizado antes do grande sucesso “Bastardos Inglórios”. No elenco, Kurt Russel. A sessão será às 19:30 h.
-Cine Olympia : O clássico “Tarde Demais” será exibido até dia 12/09 às 18:30 h. Produzido em 1949, “Tarde Demais” é dirigido por William Wyler e tem no elenco Montgomery Clift e Olivia de Havilland. .O filme ganhou "Oscar" de Melhor Atriz, para Olivia de Havilland, Direção de Arte, Figurino e Música; foi ainda indicado a outras quatro categorias, incluindo Diretor para William Wyler. Na Sessão Aventura. Em parceria com a ACCPA , será exibido “Tarza contra o Mundo” de 1942 com Johnny Weissmuller no elenco. No filme, Buck Rand (Charles Bickford), um dono de circo, seqüestra Boy (Johnny Sheffield) para que ele sirva de atração em seu circo. Tarzan (Johnny Weissmuller) e Jane (Maureen O'Sullivan) o segue até Nova York, onde irão lutar pela custódia do garoto. Mas Tarzan, não acostumado com a civilização, não entende esses métodos, e acaba agredindo pessoas e sendo preso. Depois que escapa ele resgata Boy do circo.O filme será exibido domingo dia 12/09 às 16 h com entrada franca.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23