segunda-feira, 26 de abril de 2010

CINE TROPPO DOMINGO DIA 25/04/10


CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho
CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja nenhuma modificação de última hora, a única estréia da semana é “Alice no País das Maravilhas” de Tim Burton.
“Alice no País das Maravilhas” é um dos filmes mais aguardados do ano. Diferente da história já conhecida de autoria de Lewis Carrol, dessa vez Alice (Mia Wasikowska), ao 17 anos, vai a uma festa vitoriana e descobre que está prestes a ser pedida em casamento perante centenas de socialites. Ela então foge, seguindo um coelho branco, e vai parar no País das Maravilhas, um local que ela visitou há dez anos mais não se lembrava. Lá conhece personagens como os irmãos gêmeos Tweedle-Dee e Tweedle-Dum, o Gato Risonho, a Lagarta, toma chá com a Lebre Maluca e o Chapeleiro Louco e participa de um jogo de cricket com a Rainha de Copas. O filme é dirigido por Tim Burton, talentoso cineasta que já fez bons filmes como “Peixe Grande”, “Ed Wood”, “Edward Mãos de Tesoura”, entre outros títulos.. No elenco, Johnny Depp, Anne Hathaway, Michael Sheen, Alan Rickman, Mia Wasikowska, Helena Bonham Carter, Stephen Fry, Crispin Glover e Christopher Leel. Algumas curiosidades do filme :a atriz australiana Mia Wasikowska que vive o personsagem Alice é conhecida por atuar no drama “Em Terapia”, exibido na HBO. Amanda Seyfried (Mamma Mia/Garota Infernal), Dakota Blue Richards (A Bússola de Ouro) e Lindsay Lohan (Meninas Malvadas) fizeram testes para viver Alice mas não foram aprovadas.Neste novo filme, o diretor Tim Burton e o ator Johnny Depp voltam a trabalhar juntos. Os dois já colaboraram em “Edward Mãos de Tesoura”, “Ed Wood”, “A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça”, “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, “A Noiva Cadáver” e “Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet”. “Alice no País das Maravilhas” será exibido em nossos cinemas em cópias dubladas e legendas mas infelizmente, não poderemos ver o filme em 3D já que ainda não temos uma sala de cinema com esta tecnologia.

QUADRO DE COTAÇÕES / ACCPA
FILMES MARCO MOREIRA PEDRO VERIANO LUZIA ÁLVARES
“Chico
Xavier” Razoável Razoável Bom
---------------------------------------------------------------------------------
“O Livro
De Eli” Bom Razoável Bom
---------------------------------------------------------------------------------
“Caso 39” Razoável Fraco Razoável
---------------------------------------------------------------------------------
“O Solista”
(DVD) Muito Bom Muito Bom Muito Bom
---------------------------------------------------------------------------------
“Clamor do Sexo”
(DVD) Muito Bom Bom Muito Bom
-------------------------------------------------------------------------------
“Derzu Uzala” Excelente Excelente Excelente
----------------------------------------------------------------------------------

SUPERNOVAS
*Três cineastas de renome estão trabalhando em projetos de longas-metragens em 3D. Martin Scorsese anunciou que seu próximo filme, “The Invention of Hugo Cabret”, adaptação do livro infanto-juvenil de Brian Selznick, será realizado com a nova tecnologia digital de três dimensões. Wim Wenders(Paris Texas) começou a rodar a segunda parte de seu documentário em 3D sobre a companhia de dança Wuppertaler Tanztheater, criada por Pina Bausch (que morreu no ano passado). E Werner Herzog (Kaspar Hauser) anunciou que vai dirigir um documentário também em 3D sobre a arte rupestre da caverna de Chauvet, na França, que guarda pinturas realizadas há 30 mil anos.
*Três filmes do diretor americano Woody Allen inéditos em DVD no Brasil serão lançados em breve: “Setembro” (1987), “Simplesmente Alice” (1990) e “Neblina e Sombras” (1991). Os três filmes são estrelados por Mia Farrow, ex-mulher do cineasta e todos são de excelente qualidade mostrando o talento de Allen como roteirista e diretor.
*A Quinzena dos Realizadores, mostra paralela à seleção oficial do Festival de Cannes, anunciou os títulos selecionados para a edição deste ano. Dentre eles está o longa-metragem brasileiro “A Alegria” de Felipe Bragança e Marina Meliande (de A Fuga da Mulher Gorila”, premiado no Festival de Tiradentes de 2009). Felipe é co-roteirista dos filmes “O Céu de Suely” de Karim Ainouz e “No Meu Lugar” de Eduardo Valente, entre outros. Ao todo foram selecionados 24 longas-metragens, sendo dez da Europa e cinco da América Latina.
*O curta-metragem “A Distração de Ivan” de Cavi Borges e Gustavo Mello, será exibido na Semana da Crítica do Festival de Cannes, que se realiza entre os dias 13 e 21 de maio. Os organizadores da mostra, a seção paralela mais antiga do festival, anunciaram os títulos selecionados. Um dos destaques é a produção francesa “Copacabana” com Isabelle Huppert.
*”2 Filhos de Francisco', um dos filmes mais vistos na história do cinema nacional, vai ganhar uma continuação. A sequência acompanhará a história dos irmãos Zeze´Di Camargo e Lucianoo após o final do primeiro filme O ínício da fama e construção da família serão mostrados no longa.Breno Silveira volta ao cargo de diretor. O filme deve ser lançado em 2011.
*A Columbia Pictures já contratou a dupla Will Smith e Tommy Lee Jones para “Homens de Preto 3”, a ser lançado em 3D.O terceiro filme foi confirmado e o diretor Barry Sonnenfeld, responsável pelos dois primeiros longas, que retorna na direçãoretorna. Etan Cohen (Trovão Tropical) será o responsável pelo enredo do terceiro filme.
*As filmagens de “Tropa de Elite 2” foram finalizadas e duraram 3 meses.O longa entra em pós-produção e tem estreia prevista para Outubro.A espectativa geral é que o filme seja um grande sucesso de bilheteria como foi o primeiro filme.Na direção, José Padilha.
*A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/
*Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

CRÍTICA /TV POR ASSINATURA
“Cliente Morto não Paga”
de Carl Reiner. Com Steve Martin. (Telecine Cul dias 25 e 27/04). O tempo passa e essa homenagem aos filmes policiais americanos fica cada vez melhor, Produzido nos anos 80, o filme mostra a história de um detetive particular que é contratado para localizar um cientista famoso que estava trabalhando em um projeto secreto e desapareceu misteriosamente. Ao procurar por respostas, ele encontra homens e mulheres perigosos, que foram diretamente extraídos de filmes dos anos 40 e 50. Steve Martin (talvez no se melhor papel no cinema) acaba contracenando com Humprey Bogart e James Cagney entre outros nomes que fizeram história no gênero, com uma montagem incrível e convicente que na época conquistou os critícos e o público.É um filme para se ver e rever, sempre.
“Razes da Ambição” de Alan J. Pakula. Com Jane Fonda , Jason Robards e James Cann. (Telecine Cult – Dias 26 e 28/04). Os anos 70 foram incríveis para o cinema americano com bons filmes que hoje não são tão lembrados pelo público mais que o DVD e os canais de TV por assinatura ajudam a recuperar sua importância. Esta produção de 1978 mostra a história de uma proprietária de um grande pedaço de terra que luta como um arrogante e corrupto fazendeiro que também tem posses e está disposto a tudo para conseguir comprar as suas terras, como um acerto de contas do passado. Mostrando a luta pela terra de uma forma politizada e consciente, Pakula (que fez “A Escolha de Sofia” em 1983) realizou um clássico que apresenta atuações memoráveis de Jane Fonda e Jason Robards. Veja sem falta.
“O Anjo Azul” de Josehf Von Sternberg. Com Marlene Dietrich e Emil Jennings (Telecine Cult Dias 29 e 30/04). Os grandes clássicos do cinema são eternos e sempre se renovam. Em 1930, o grande diretor alemão Josef Vov Sternberg fez um drama inesquecível ao contar a história de um rígido professor que espanta-se ao descobrir que seus alunos passam o tempo num cabaré chamado "O Anjo Azul". Ele decide flagrá-los, mas acaba conhecendo Lola, a dançarina por quem se apaixona. Com isso, sua vida muda completamente e ele entra num processo de perda de tudo que ele conquistou,em nome de uma paixão avassaladora.. Emocionante sem ser piegas, dramático sem ser vazio, “O Anjo Azul” é um dos grandes filmes do cinema.

D I C A S
TV POR ASSINATURA
: “A Idade da Inocência” de Franções Truffaut é um belo filme produzido em 1976 e será exibido no Telecine Cul dia 27/05. Pais, filhos e professores com suas amarguras e alegrias do dia-a-dia são os personagens principais deste emocionante drama, que é conduzido pelo olhar de dois meninos durante o verão de 1976, na França. Veja sem falta.
TRILHAS SONORAS: As trilhas sonoras dos filmes do diretor Wes Anderson sempre são interessantes. Em “O Fantástico Sr. Raposo”, a trilha traz uma série de boas canções que se encaixam inteligentemente dentro do enredo do filme. Destaque para “ The Ballad of Davy Crockett”(The Wellingtons), “Heroes and Villains”( The Beach Boys), “Fooba Wooba John”( Burl Ives) e “Love” (Nancy Adams).
NA INTERNET: Jean Claude Bernadet é um teórico de cinema, crítico cinematográfico, cineasta e escritor brasileiro que tem vários trabalhos conhecidos e você pode conferir suas opiniões no seu blog http://jcbernardet.blog.uol.com.br/ . Vale a pena conhecer o pensamento de Bernadet que influenciou vários roteiristas do cinema brasileiro.
VALE A PENA VER DE NOVO: Com o lançamento em DVD do clássico “Clamor do Sexo” com Warren Beatty e Natalie Wood, produção de 1961, podemos (re)ver outras obras do grande diretor Elia Kazan já disponíveis nas locadoras como “Sindicato de Ladrões”(1954), “Uma Rua Chamada Pecado”(1951) e “Vidas Amargas”(1955). Kazan é um diretor que teve uma grande carreira é que merecer ser conhecido pelas novas gerações de cinemaníacos.

AGENDA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe amanhã, dia 19/04 às 19 h, em parceria com a ACCPA, o filme “Derzu Uzala” de Akira Kurosawa. Após o filme, debate entre os críticos da ACCPA e o público.O filme estará sendo exibido como uma homenagem ao diretor que faria 100 anos este ano. Maiores informações no blog http://cineclubealexandrinomoreira.blogspot.com/
- Cineclube Pedro Veriano: O CC Pedro Veriano Veriano fica na Casa da Linguagem. Confira a programação completa no blog http://cineclubepedroveriano.blogspot.com/
- Espaço Municipal Cine Olympia: Termina esta semana o Festival de Sucessos do Cine Olympia, que comemora os 98 anos do cinema mais antigo do Brasil em funcionamento. Esta semana serão exibidos: “O Sexto Sentido”(hoje), “Os Outros”(Dias 27 e 28/04) e “A Princesa e o Plebeu” (Dias 29 e 30/04). Os filmes serão exibidos às 18:30 h com entrada franca. Hoje, na sessão especial infantil do festival, será exibido o clássico “As Mil e Uma Noites”, clássico de 1942, às 16:00 h. Entrada Franca. Confira a programação completa do festival no site www.cinemaolympia.com.br
- Cine Estação: “A Alegria de Emma” será exibido no Cine Estação na Quarta 28 de abril: às 18h e 20h30 e Domingo 2 de maio às 10h (matinal). No filme, após receber a pior notícia de sua vida, um homem desesperado decide fugir de tudo, rumo ao lugar mais bonito do mundo: o México. Quando ele acidentalmente aterriza na fazenda de Emma, se dá conta de que a felicidade verdadeira pode estar mais próxima do que ele imagina. A direção é de SvenTaddicken.


Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23