domingo, 30 de agosto de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 30/08/09


CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana


Caso não haja nenhuma modificação de última hora, a única estréia da semana é “Os Normais 2 : A Noite mais Maluca de Todas”.
“Os Normais 2 : A Noite mais Maluca de Todas” é dirigido por José Alvarenga Jr. e vem na sequência do sucesso do primeiro filme que teve uma excelente bilheteria nos cinemas brasileiros. Baseado na séria de TV que ficou durante anos em exibição, os personagens Vani e Rui voltam a criar muita confusão dentro de um relacionamento de casal pouco comum. Desta vez, o casal se vê diante da crise dos 13 anos e resolve tomar uma atitude para apimentar a relação: realizar uma de suas fantasias mais loucas - um ménage à trois. Em sua busca na noite carioca por alguém que tope embarcar na aventura eles encontram as mais diferentes figuras e lugares onde tudo pode acontecer. No elenco, Fernanda Torres, Luís Fernando Guimarães, Danielle Winits, Drica Moraes, Cláudia Raia, Daniele Suzuki e Alinne Moraes. O filme está sendo lançado num grande número de cinemas esperando bater o recorde de público e bilheteria do primeiro filme.
Continuam em exibição “Arrasta-me para o Inferno” de Sam Raimi, a animação “Força G”, “”Harry Potter e o Enigma do Principe” em últimas semanas de exibição, “O Contador de Histórias” com Maria Medeiro, “A Era do Gêlo 3” também em últimas semanas de exibição, “G.I. Joe : A Origem do Cobra” e a comédia “Se Beber Não Case”.

TOP 10 BRASIL
1. Se Beber, Não Case 2. Força G 3. G.I. Joe: A Origem de Cobra 4. Arrasta-me Para o Inferno 5. A Era do Gelo 3 6. Brüno 7. A Proposta8. Harry Potter e o Enigma do Príncipe 9. Marido Por Acaso 10. Veronika Decide Morrer

TOP 10 EUA
1. Bastardos Inglórios 2. Distrito 9 3. G.I. Joe – A Origem de Cobra 4. Te Amarei Para Sempre 5. Julie & Julia 6. A Pedra Mágica 7. Força-G (US$ 4,2 milhões)8. Harry Potter e o Enigma do Príncipe 9. A Verdade Nua e Crua 10. Post Grad

SUPERNOVAS
* Foi emocionante a exibição do clássico “Do mundo Nada se Leva” de Frank Capra na recente Sessão Cult programada pela ACCPA em parceria com o Cine Líbero Luxardo. Ao final do filme, o público presente aplaudiu o filme e logo em seguida ocorreu um grande debate entre a crítica e o público sobre os temas do filme. Parabéns ao público que vem prestigiando estas sessões. Na programação da Sessão Cult de setembro, a ACCPA irá exibir “Os Companheiros” de Mário Monicelli (Dia 05/09) e “Tempos modernos” de Charles Chaplin (Dia 19/09). Tudo com entrada franca.
*”Ilha do Medo” (foto) é o novo título nacional do novo filme de Martin Scorsese(Os Infiltrados), estrelado por Leonardo DiCaprio. O lançamento do filme nos EUA foi adiado. Inicialmente o filme seria lançado dia 02 de outubro próximo mais agora os fãs de Scorsese só poderão ver o filme em 19 de fevereiro de 2010.
* Um dos próximos filmes do projeto Moviecom Arte é “Moscou”, novo documentário do excelente diretor Eduardo Coutinho (Cabra Marcado para Morrer/Jogo de Cena).O filme deverá ser exibido no mês de setembro.
* O diretor Robert Zemeckis (Forrest Gump) está negociando os direitos da refilmagem do clássico do desenho animado “Submarino Amarelo” que foi produzido em 1968 e que foi baseado nas canções dos Beatles. A idéia inicial de Zemeckis é fazer uma refilmagem em 3 D em parceria com os estúdios Disney.
*A atriz Dakota Fanning (Guerra dos Mundos) está em negociações para estrelar a nova versão de “O Mágico de Oz”. A produtora Warner Bros. quer recriar a primeira versão do grande clássico do cinema com mais ação e mostrando o mundo de Oz com mais perigos ainda.
*O novo documentário do diretor Michael Moore ('Sicko - $.O.$ Saúde') chama-se “Capitalism : A Love Story” e aborda as possíveis causas da recente crise financeira que o mundo passou. O filme será lançado nos EUA em 2 de outubro.
*Bryan Singer(X-Men/Operação Valquíria) acaba de assinar contrato com a Warner Bros. para produzir e dirigir a refilmagem de “Excalibur”, produção de 1981 dirigida por John Boorman. O filme é baseado na lenda inglesa do rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda.
*“O Passo Suspenso da Cegonha”, produção do grande cineasta grego Theo Angelopoulos(Paisagem na Neblina/Um Olha em Cada Dia) realizada em 1991 Marcelo Mastroianni e Jeanne Moreau no elenco, será finalmente lançado no Brasil em dvd. Inédito nos cinemas, o filme merece toda a atenção do cinemaníaco mais exigente.
* Outro lançamento importante em DVD que acontecer no próximo mês é “Zabriskie Point” do grande cineastas italiano. Produzido em 1970, o filme chegou a ser proibido nos cinemas brasileiros sendo lançado somente no final dos anos setenta.
* A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema para maior interação com o público de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/ . Além do blog, a ACCPA tem uma página no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=71135985. Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

DVD/Crítica
“O MILAGRE EM SANTA ANNA” de Spike Lee. Com Derek Luke, Michael Ealy, Laz Alonso e Omar Benson Miller. Na Região da Toscana, Itália, durante a 2ª Guerra Mundial, quatro soldados negros se perdem até que um deles resolve arriscar sua própria vida para salvar um garoto italiano com traumas de guerra. Baseado no livro de James McBride, este filme está longe de ser apenas mais um filme sobre a segunda guerra. Nas mãos do bom diretor Spike Lee (que tem em sua filmografia bons trabalhos como “Faça a coisa Certa”, “Malcom X”, “Irmãos de Sangue” e “O Plano Perfeito”), “Milagre em Santa Anna” é um trabalho complexo sobre fatos que transitaram durante a segunda guerra mundial e que levaram homens, mulheres e crianças ao extremo. Com uma história central, o relacionamento de soldado americano com um menino italiano perdido, o filme tem várias vertentes de reflexão através de inúmeros personagens que vão surgindo. Aqui, temas como o preconceito racial, a importância da solidariedade, a morte de inocentes, a traição, a união, a sobrevivência e a religiosidade vão se misturando através dos personagens, criando um grande painel sobre o ser humano e suas angústias que vão se revelando na medida que enfrentam a vida e a morte. O clímax de todas as situações se revela no fato real do massacre de Sant'Anna di Stazzema, em agosto de 1944, articulado por soldados nazistas, quando homens, mulheres e crianças de uma vila foram sacrificados em retaliação a atividade política italiana da região. Numa cena dramática mais não apelativa, Spike Lee revela os horrores da guerra e mais do que isso, questiona o que aprendemos com tantas mortes. A figura do menino salvo pelo soldado, ganha em vários momentos um tom de misticismo, equilibrando os sentimentos dos soldados negros que em muitos momentos, se sentem melhor ali em outro país do que no seu próprio país de origem, devido ao preconceito. Nesse momento, Spike Lee toca mais uma vez, no assunto do racismo na América. Rascismo este ainda vivo em guerras do passado e do presente quando soldados negros vão em grande número para os conflitos. Alguns podem opinar que “O Milagre de Santa Ana” é um filme longo e muitas vezes melodramático demais, mas acredito que o diretor e o roteirista souberam escolher na versão cinematográfica destes fatos, o que era realmente impactante ao público para que no final, não ficasse a sensação de ter visto apenas mais um filme de guerra. Reflexivo, com cenas muito bem dirigidas e um roteiro que provoca questionamentos, este filme nos faz olhar para o passado da guerra com pesar, nos deixando um olhar crítico sobre nosso presente e nosso futuro, buscando respostas as perguntas que seus personagens nos fazem no decorrer da trama. Num período em que o cinema está precisando de ser mais critico sobre as histórias da humanidade, este filme de Spike Lee veio em muito boa hora. Resta ao público descobrir a sua proposta de reflexão.

+ LOCADOS DA SEMANA
1. Velozes e Furiosos 4
2. X-Men Origens: Wolverine
3. Presságio
4. A Montanha Enfeitiçada
5. Gran Torino
6. Heróis
7. Anjos da Noite: A Rebelião
8. Eu te Amo, Cara
9. Um Ato de Liberdade
10. Diva
Fonte : 100% Vídeo

+ VENDIDOS DA SEMANA
1)Os Amantes do Círculo Polar
2)Melodia Imortal
3) Imitação da Vida
4)Maurice
5) O Sol da Meia-Noite
6)Vicky Cristinha Barcelona
7) O Gato de 9 Caudas
8)Pandora
9) Naked
10 Gran Torino
Fonte : 2001 Vídeo

AGENDA DA SEMANA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe amanhã dia 31/08, em parceria com a ACCPA, o filme “Consciências Mortas” de William Wellman com Henry Fonda no elenco.h. A sessão acontecerá no auditório do IAP às 19 h com entrada franca. Após a exibição, o já tradicional debate entre o público e os críticos da ACCPA(Associação dos Críticos de Cinema do Pará).Veja maiores informações no blog http://accpara.blogspot.com
- Espaço Municipal Cine Olympia: Está em exibição o filme “Wesh Wesh O Que Foi ?, ganhador do "Prêmio Louis Delluc". Após ter cumprido uma dupla sentença na prisão, um jovem volta para seu bairro e com a ajuda de sua família tenta se reinserir na sociedade e no trabalho.O filme mostra a revolta dos jovens com a decomposição da comunidade do bairro, vista através dos olhos do jovem que se sente impotente diante de tal situação. O filme será exibido às 18:30 h com entrada franca. Na Sessão Cinemateca promovida pela ACCPA, será exibido no domingo dia 13/09 o clássico do cinema “A Paixão de Joana DÁrc” de Carl Dreyer. Confira a programação do Cine Olympia no site www.cinemaolympia.com.br.
- Cine Líbero Luxardo: Últimos dias da mostra em homenagem ao diretor Jaques Demy com sessões às 19:30 h. Em sessões vesperais às 17 h, será exibido o filme “W” de Oliver Stone, polêmica versão sobre a vida do ex-presidente dos EUA, George W. Bush. No elenco, Josh Brolin, , Thandie Newton, Scott Glenn e Richard Dreyfuss

terça-feira, 25 de agosto de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 23/08/09


CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja nenhuma modificação de última hora, as estréias da semana são “Vitus”, “O Contador de Histórias”, “Se Beber Não Case” e “Wesh Wesh : O Que Foi”.
“Vitus” é o filme da semana do projeto Moviecom Arte que tem o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará). Vitus é um garoto superdotado que tem uma grande sensibilidade musical desde os cinco anos de idade. Seus pais antecipam um futuro brilhante para ele mas o pequeno Vitus prefere brincar com seu excêntrico avô na oficina dele, construindo planadores. No elenco, Bruno Ganz (A Queda/Nosferatu).
“O Contador de Histórias” é dirigido por Luiz Villaça e tem no elenco a atriz portuguesa Maria de Medeiros.O filme é baseado em fatos reais e mostra a vida de Roberto Carlos Ramos, pedagogo mineiro e um dos melhores contadores de história da atualidade. Criado na Febem desde os seis anos de idade, aos 13 anos ele conhece a pedagoga francesa Margherit Duvas que irá mudar sua vida radicalmente.
“Se Beber não Case” é uma das comédias de maior sucesso nas bilheterias americanas. Em Las Vegas para realizar uma despedida de solteiro, três amigos e padrinhos de casamento acabam se perdendo do noivo, após uma noitada de bebedeiras. Agora, eles precisam reconstituir todos os passos que deram para encontrá-lo.
Em “Wesh Wesh : O Que Foi ?”, após ter cumprido uma dupla sentença na prisão, um jvem volta para seu bairro e com a ajuda de sua família tenta se reinserir na sociedade e no trabalho.O filme mostra a revolta dos jovens com a decomposição da comunidade do bairro, vista através dos olhos do jovem que se sente impotente diante de tal situação.

TOP 10 BRASIL
1. Força G 2. G. I. Joe - A Origem de Cobra 3. Arrasta-me Para o Inferno 4. Bruno 5. A Era do Gelo 3 6. Harry Potter e o Enigma do Príncipe 7. A Proposta8. Marido por Acaso 9. Tempos de Paz 10. Inimigos Públicos

TOP 10 EUA
1. Distrito 9 2. G. I. Joe - A Origem de Cobra 3. The Time Traveler's Wife 4. Julie e Julia 5. Força G 6. The Goods: Live Hard, Sell Hard7. Harry Potter e o Enigma do Príncipe 8. A Verdade Nua e Crua 9. Ponyo 10. 500 Dias com Ela

SUPERNOVAS
*O grupo inglês “Monty Phyton” que alcançou fama internacional com seu trabalho de humor inteligente e críticol, receberá um “Bafta” especial, o equivalente britânico do “Oscar”, em 15 de outubro.Este prêmio reconhecerá sua contribuição à comédia e os cinco integrantes do grupo - John Cleese, Terry Gilliam, Eric Idle, Terry Jones e Michael Palin - se reunirão para recebê-lo. A festa, organizada pelo canal de tv independente Independent Film Channel, celebrará os 40 anos transcorridos desde a primeira transmissão da série "Monty Python's Flying Circus", em 5 de outubro de 1969.
*Com direitos adquiridos pela Paris Filmes , o filme “La Teta Assustada”(foto) de Claudia Llosa ficou com o prêmio de Melhor Longa Estrangeiro no Festival de Cinema de Gramado (RS) deste ano.O longa conta a história de uma garota que tem a doença que dá título ao filme, transmitida pelo leite materno das mulheres que foram maltratadas durante a guerra do terrorismo no Peru.A produção já tinha ganho “Urso de Ouro” no Festival de Berlim.
*O último filme do ator Heath Ledger, “The Imaginarium of Dr. Parnassus” finalmente ganhou uma distribuidora. A Sony Pictures Classics está fechando negociações para lançar o longa mundialmente. O longa não estava conseguindo distribuição pelo seu conteúdo pouco comercial. A direção é de Terry Gilliam (Os 12 Macaos/O Pescador de Ilusões).
*A refilmagem do clássico de terror “Poltergeist” será lançada nos cinemas americano no dia 24 de Novembro de 2010, feriado de ação de graças norte-americano. A direção é de Vadim Perelman (A Casa de Areia e Névoa/'Sem Medo de Morrer).
*A distribuidora PlayArte informou a imprensa esta semana que a estreia do filme “Amantes”, indicado a Palma de Ouro em Cannes 2008, foi adiada para o dia 28 de agosto. O filme de James Gray (Os Donos da Noite) tem Gwyneth Paltrow, Joaquin Phoenix e Vinessa Shaw (Os Indomáveis) no elenco.
*A Universal Pictures contratou Bryan Singer para dirigir “Battlestar Galactica”, versão cinematográfica da série de TV exibida nos anos 70. A produção do longa será de Glen Larson, criador da série e que também escreveu para outros títulos famosos como "O Homem de Seis Milhões de Dólares", "Buck Rogers" e "Trovão Azul".
* “A Era do Gelo 3” se tornou o filme com a maior renda nas bilheterias brasileiras acumulando mais de R$ 80 milhões, superando “Titanic” de James Cameron. Mas se o filme de Cameron perde nas bilheterias, ganha nos números de espectadores. “Titanic” vendeu mais de 16 milhões de ingressos em 1998 enquanto que “A Era do Gêlo 3” vendeu até agora 8,5 milhões de ingressos.
* A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema para maior interação com o público de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/ . Além do blog, a ACCPA tem uma página no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=71135985. Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

DVD/Crítica
“VALSA COM BASHIR” de Ari Folman. Um sonho constante no qual um homem é perseguido por cães violentos é o ponto de partida do diretor Ari Folman para contar uma história sobre a guerra onde o realismo e a ficção se misturam entre a animação e o documentário. A partir deste sonho, lembranças da primeira guerra do Líbano no início dos anos 80 começam a atormentar um personagem que procura seus velhos companheiros para buscar a sua história pessoal dentro de um conflito cruel e desumano que marcou a sua vida e que de alguma forma ainda lhe persegue. Na medida em que este personagem vai lembrando do que viveu no conflito, vamos testemunhando os horrores da guerra com cenas fortes que ganham um sentido quase poético pela forma como o diretor optou em contar a trama : usando a animação. Esta opção artística do diretor dá um sentido estranho as imagens da guerra porque a animação raramente é usada para temas violentos, especificamente da forma como o diretor resolveu mostras as lembranças do personagens. Por isso mesmo, as imagens chocam mais já que não estamos vendo um sonho, não estamos vendo algo inventado. Estamos vendo a realidade através da animação e isso mexe com nosso consciente tão condicionado a ver no cinema de animação outro tipo de filme. Misturando esta animação e colocando um tom de documentário ao desenvolvimento da história, o diretor Ari Foldman consegue fazer de “Valsa com Bashir” uma experiência cinematográfica diferente e marcante. Afinal, de acordo com as palavras do próprio diretor, ele queria fazer muito mais do que um filme sobre a guerra do Líbano ou qualquer guerra e para isso, ele inteligentemente soube usar todo o potencial de uma história até certo ponto simples mais que é contada de forma original. No final, o filme abandona de vez qualquer tipo fantasia e o que vemos são cenas reais de guerra, sofrimento, dor, sangue e desumanidade. É a melhor forma que o diretor pode escolher para mostrar que seu filme não seria apenas mais um filme sobre a guerra, mas sim, sobre o homem que constrói e se destrói com o conflito. Como conseqüência, não há como ver “Valsa com Bashir” e não se lembrar dos melhores filmes sobre o tema, seja documentário ou ficção. Afinal, com toda a força de sua história e a forma brilhante como esta história é construída para o testemunho do espectador, não é pouco dizer que este é um dos melhores filmes sobre este tema que vi nos cinemas nas últimas décadas e por isso merecer ser visto e revisto, sempre.

+ LOCADOS DA SEMANA
1. X-Men Origens : Wolverine
2. Presságio
3. Divã
4. Eu Odeio o Dia dos Namorados
5. A Montanha Enfeitiçada
6. Velozes e Furiosos 4
7. Uma Noite no Museu 2
8. Coraline e o Mundo Secreto
9. Recém-Chegada
10. Anjos da Noite – A Rebelião
Fonte : 100% Vídeo

MOSTRA JACQUES DEMY
O Cine Líbero Luxardo está exibindo uma mostra com cinco das principais obras do cineasta francês Jacques Demy (1931-1990). Demy estreou como diretor de longas com “Lola” (1961). Seus filmes mais conhecidos são Os Guarda-chuvas do amor (1964), pelo qual ganhou a “Palma de Ouro” em Cannes e “Duas Garotas Românticas” (1967), títulos incluídos nesta mostra que apresenta ainda “A Baía dos Anjos” (1962) e a cinebiografia “Jacquot de Nantes”,(1991) filme sobre Demy, realizada por Agnés Varda, sua esposa. A Mostra de filmes do diretor Jacques Demy está sendo exibida com o apoio da Cinemateca da Embaixada da França em comemoração ao Ano da França no Brasil. Todos os filmes serão exibidos às 19:30 h. Veja a programação completa :
19 e 27/08 – “Lola” (FRA, 1961)
20 e 29/08 –“A Baía dos Anjos” (FRA, 1962)
21 e 30/08 –“Os Guarda-chuvas do Amor” (FRA/ALE, 1964)
22 e 28/08 –“Duas Garotas Românticas” (FRA, 1967)
23 e 26/08 – “Jacquot de Nantes” (França, 1991)

AGENDA DA SEMANA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe amanhã dia 24/08, em parceria com a ACCPA, o filme “a Morte num Beijo” de Robert Aldrich. A sessão acontecerá no auditório do IAP às 19 h com entrada franca. Após a exibição,o já tradicional debate entre o público e os críticos da ACCPA.Veja maiores informações no blog http://accpara.blogspot.com
- Espaço Municipal Cine Olympia: Hoje é o último dia de exibição do elogiado filme francês “O Último dos Loucos”. O filme será exibido às 18:30 h. Na Sessão Cinemateca promovida pela ACCPA, será exibido no domingo dia 30/08 o clássico do cinema “A Paixão de Joana DÁrc” de Carl Dreyer. Confira a programação do Cine Olympia no site www.cinemaolympia.com.br.
- Cine Líbero Luxardo: Continua no Cine Líbero Luxardo a mostra de filmes do Jacques Demy. Confira mais informações desta mostra em outro espaço da coluna..
- Cine CCBEU: Está sendo exibida uma mostra de filmes do diretor Paul Thomas Anderson. Esta semana será exibido o filme “Sangue Negro” no dia 27/08 às 18:30 h com entrada franca.
- Cineclube Aliança Francesa: Está sendo exibido um ciclo de filmes em homenagem ao diretor François Truffaut. Esta semana será exibido “Stromboli” no dia 26/08 na Aliança Francesa (Trav Rui Barbosa) às 19 h com entrada franca.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 16/08/09


CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja nenhuma modificação de última hora, as estréias da semana são “A Partida”, “Arrasta-me para o Inferno” e “Força G”.
“A Partida”(foto) é o filme da semana do projeto Moviecom Arte que tem o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará). É um belo trabalho que ganhou o “Oscar” de melhor filme estrangeiro este ano. Daigo Kobayashi é um devotado violoncelista de uma orquestra que está sendo desfeita. Desempregado, ele procura por um novo trabalho e decide mudar para sua cidade natal com sua esposa. Lá, ele consegue trabalho como um preparador de cadáveres para funerais e passa a refletir sobre a vida e a morte, lembrando especialmente do seu relacionamento com o pai. Com momentos de pura poesia, o filme conquista o espectador. Não perca.
“Arrasta-me para o Inferno” é a volta do diretor Sam Raimi (Homem-Aranha) ao gênero suspense/terror que consagrou o início da sua carreira com filmes como “Uma Noite Alucinante”. Neste novo filme, uma ambiciosa analista de crédito de um banco de Los Angeles que tem um futuro promissor, nega a prorrogação do pagamento de uma hipoteca para uma senhora. Mas como retaliação esta senhora lança uma maldição sobre a jovem e sua vida se transforma em um verdadeiro inferno.
“Força G” é mais uma animação que vem fazendo sucesso de bilheteria nos EUA. A aventura começa quando um esquadrão de porquinhos da Índia recebe missão do governo norte-americano para deter os planos maquiavélicos de um bilionário, que planeja dominar o planeta. Na cópia original, o filme tem as vozes de Nicolas Cage, Penélope Cruz, Sam Rockwell, Bill Nighy, Will Arnett e Steve Buscemi. O filme será exibido nos cinemas brasileiros em cópias dubladas.

BILHETERIAS DA SEMANA
BRASIL
1. G.I. Joe – A Origem de Cobra 2. A Era do Gelo 3 3. Harry Potter e o Enigma do Príncipe 4. Marido Por Acaso 5. A Proposta 6. Inimigos Públicos 7. O Contador de Histórias 8. A Mulher Invisível 9. Efeito Borboleta: Revelação 10. À Deriva
EUA
1. GI Joe: A Origem de Cobra 2. Julie & Julia 3. Força G 4. Harry Potter e o Enigma do Príncipe 5. Funny People 6. A Verdade Nua e Crua 7. A Perfect Getaway 8. Pequenos Invasores 9. A Orfã 10. 500 Dias com Ela

SUPERNOVAS
*A Warner Home Video vai lançar “E o Vento Levou”em Blu-ray, no dia 17 de novembro, nos Estados Unidos. O estúdio lançará a versão em alta definição com 18 horas de conteúdo, a maior parte dele inédito. A versão normal em DVD terá 12 horas de material.
*Os diretores Bruno Barreto , Scott McGehee (Palavras de Amor) e David Siegel (Até o Fim) serão homenageados no Filmfest Oldenburg, que acontecerá de 16 a 20 de setembro, na Alemanha. Entre os filmes do brasileiro, estão programadas a exibição de filmes como “Tati, A Garota”, “Dona Flor e seus Dois Maridos”e “Última Parada 174”.
*Anthony Hopkins voltará a interpretara o personagem Hannibal Lecter. Hopkins já encarnou o personagem em “O Silêncio dos Inocentes” (pelo qual ganhou um Oscar), “Hannibal” e “Dragão Vermelho”.A Universal Studios deu sinal para a produção que terá Hopkins e o diretor Ridley Scott (Hannibal). A atriz Cate Blanchett (Não Estou Lá) é a preferida pelo estúdio para viver o papel de Clarice Starling (interpretado por Jodie Foster e Julianne Moore).
*A Variety revelou que a Disney adquiriu os direitos para uma nova adaptação cinematográfica do best seller “Diário de Anne Frank”. David Mamet deverá dirigir esta nova versão. O filme “Diário de Anne Frank”(foto) foi primeiro adaptado para o cinema em 1956 e chegou a ganhar 3 “Oscar”.
*O Corredor Polonês Atelier Cultural estará realizando uma Oficina de Desenho da Figura Humana com Isabela do Lago no período de 29 de Agosto a 26 de setembro (sempre aos sábados) das 15:00 às 18:00 horas. Pessoas com idade superior a 15 anos podem se inscrever. A taxa de Inscrição é R$ 65,00. O Corredor Polonês Atelier Cultural fica na Rua General Gurjão, 253 (esquina com Ferreira Cantão). Informações: (91) 3222 75 43 e (91) 8703 57 20.
*O Cineclube do Coletivo Maginália promove no dia 14/08 às 19 h, a exibição de filmes que buscam levar arte e cultura para a comunidade do bairro da Terra Firme. Na programação serão exibidos os filmes “Kirikou” - Os Animais Selvagens” de Michel Ocelot e Bénédicte Galup, “O Tempo da Laranja de Leila Leite”, e “Muito além do Cidadão Kane” de Simon Hartog. Os filmes serão exibidos ao lado da Unidade de Saúde da Terra Firme
* A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema para maior interação com o público de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/ . Além do blog, a ACCPA tem uma página no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=71135985. Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

DVD/Crítica
“FROST/NIXON”
de Ron Howard. Com Frank Langella e Michael Sheen. Depois do escândalo do caso Watergate em 1974, o presidente dos EUA Richard Nixon foi obrigado a renunciar seu cargo entrando na história da política americana como um símbolo do abuso de poder e da corrupção. Após sua renúncia, Nixon se tornou uma pessoa rejeitada pela mídia e pelo povo americano. Por quase três anos, suas histórias e versões não interessavam ninguém até que o improvável aconteceu: David Frost, um apresentador de um programa de entretenimento da TV britânica, tem a idéia de entrevistar Nixon para ouvir suas versões. Inicialmente impulsionado pela possibilidade de dar um grande salto na sua carreira, Frost acaba se envolvendo com as questões políticas dos assuntos abordados e numa série de entrevistas, procura confrontar Nixon com os fatos da sua carreira e os motivos que o levaram a renunciar. Com o roteiro de Peter Morgan, baseado na peça teatral de sua autoria, “Frost/Nixon” é um filme surpreendente. Primeiro, pelo forte conteúdo político que o filme tem e segundo pela direção excelente de Ron Howard. Afinal, Howard nunca demonstrou nenhum talento especial em seus filmes mais aqui, ele foi inteligente e soube trabalhar os elementos da linguagem cinematográfica com competência, a partir de um roteiro onde basicamente dois personagens se confrontam o tempo todo e onde as palavras têm um peso maior que as imagens, necessitando de um diretor que respeitasse essa dinâmica no filme. Equilibrando todos esses elementos (em especial com a colaboração do grande diretor de fotografia Salvatore Totino), Howard consegue realizar um painel da política americana dos anos 70 de uma forma realista, procurando mostrar a figura de Richard Nixon e David Frost sem maniqueísmos. O roteiro permite que Howard humanize especialmente Nixon, marcado pela sua renúncia mais que na realidade era mais uma peça de uma grande engrenagem dentro da política americana de seu tempo. Humanizando Nixon, revelando aspectos da vida de Frost, o filme literalmente revela a sabedoria destes personagens dentro da sua retórica, provocando no espectador um sentimento de interesse e curiosidade sobre os fatos abordados e que tem aqui suas questionáveis versões. No final, não interessa quem “ganhou” na entrevista. No final, descobrimos que o homem Nixon era muito mais interessante que o político Nixon e que sua inteligência talvez tenha sido desperdiçada e mal usada dentro de um sistema político que até hoje provoca dúvidas e incertezas. Definitivamente marcada na história da TV americana, esta entrevista revela também personagens de um marketing político que apesar de decadente, ainda gera bons resultados. Neste sentido, pode-se ver em “Frost/Nixon” um belo exemplar de estudo sobre este assunto. Com interpretações fantásticas dos dois atores principais, “Frost/Nixon” impressiona e me lembra o melhor do cinema político americano como “Todos os Homens do Presidente”(1976) de Alan Pakula que mostrava detalhes do caso Watergate. Tomara que outros bons filmes com temas políticos voltem a ser feitos nos EUA e claro também no Brasil. Afinal, assuntos para novos roteiros não faltarão.

+ LOCADOS DA SEMANA
1. X-Men Origens : Wolverine
2. Presságio
3. Divã
4. Eu Odeio o Dia dos Namorados
5. A Montanha Enfeitiçada
6. Velozes e Furiosos 4
7. Hotel bom pra Cachorro
8. Coraline e o Mundo Secreto
9. Sexta-feira 13
10. Anjos da Noite – A Rebelião
Fonte : 100% Vídeo

TV POR ASSINATURA
“Paranoid Park” de Gus Van Sant (Telecine Cult – Dias 16 e 18/08), “Crepúsculo dos Deuses” de Billy Wilder (Telecine Cult – Dia 16/08), “Patton – Rebelde ou Herói” de Fraklin J. Schffner (Telecine Cult – Dia 16/08), “Uma Noite Alucinante” de Sam Raimi (Telecine Cult – Dias 15 e 17/08), “Fala Greta Garbo” de Sidney Lumt (Telecine Cult Dia 19/08), “O Quarto Verde”(foto) de François Truffaut (Telecine Cult - Dias 21 e 23/08) e “Zorba, O Grego” de Michael Cacoyannis (Telecine Cult – Dia 22/08).

AGENDA DA SEMANA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe amanhã dia 17/08, em parceria com a ACCPA, o filme “Os Incompreendidos”(foto) de François Truffaut em homenagem aos 50 anos da Nouvelle Vague. A sessão acontecerá no auditório do IAP às 19 h com entrada franca.Após a exibição,o já tradicional debate entre o público e os críticos da ACCPA.Veja maiores informações no blog HTTP://accpara.blogspot.com
- Espaço Municipal Cine Olympia: Está em exibição no Cine Olympia o elogiado filme francês “O Último dos Loucos”. O filme está sendo exibido de terça à domingo às 18:30 h. Entrada Franca. Na Sessão Cinemateca promovida pela ACCPA, será exibido hoje às 16 h o clássico do cinema francês, “Mounsieur Vincen:O Capelão das Galeras”(foto) sobre a vida de São Vicente de Paulo. Entrada Franca.
- Cine Líbero Luxardo: Continua em cartaz até hoje o filme “A Última Amante”, com Asia Argento com sessão às 19:30 h.
- Cine CCBEU: Está sendo exibida uma mostra de filmes do diretor Paul Thomas Anderson. Esta semana será exibido o filme “Embriagado de Amor” no dia 20/08 às 18:30 h com entrada franca. - Cineclube Aliança Francesa: Está sendo exibido um ciclo de filmes em homenagem ao diretor François Truffaut. Esta semana será exibido “Janela Indiscreta”de Alfred Hitchcock no dia 19/08 na Aliança Francesa às 19 h com entrada franca.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 09/08/09


CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja nenhuma modificação de última hora, as estréias da semana são “Vocês, Os Vivos”, “Um Marido por Acaso”, “G. I. Joe : A Origem do Cobra”, “A Última Amante” e “W”.
“Vocês, Os Vivos” é o filme que reinicia as exibições do projeto Moviecom Arte que tem o apoio da ACCPA (Associação Paraense dos Críticos de Cinema do Pará). Composto de vinhetas em quadro fixo, o filme procura observar o comportamento humano e criar um painel sobre nossa existência a partir de situações do dia a dia vividas de várias formas por diversas pessoas aparentemente diferentes. O filme foi exibido na mostra “Um Certo Olhar” do Festival de Cannes.
“Um Marido Por Acaso” é dirigido por Giffin Dunne. Trabalhando como consultora sentimental em um programa de rádio, uma mulher aconselha uma de suas ouvintes a terminar o relacionamento com o namorado. Inconformado, o ex da garota, resolve que vai se vingar da radialista. No elenco, Uma Thurman.
Em “G.I. Joe : A Origem do Cobra”, um grupo de elite de agentes conhecidos como G.I. Joe embarcam em uma aventura usando as mais modernas tecnologias de espionagem e equipamento militar para evitar que o comerciante de armas Destro e a crescente ameaça da misteriosa organização Cobra levem o mundo ao caos. .
“A Última Amante” tem na direção Catherine Breillat. Na mundana Paris do século XIX, o casamento de um jovem libertino com uma mulher da aristocracia provoca confidências, traições e segredos numa sociedade paralisada pelas convenções, .
“W” é a versão do polêmico diretor Oliver Stone (Alexandre/Platoon) sobre a vida do ex-presidente americano George W. Bush. O filme procura mostrar a sua vida desde a época em que entrou na faculdade seguindo a tradição da família até a sua chegada a presidência da República. No elenco, Josh Brolin (Milk)

TOP 10 BRASIL
1. A Era do Gelo 3 2. Harry Potter e o Enigma do Príncipe 3. A Proposta 4. Inimigos Públicos 5. Efeito Borboleta: Revelação 6. A Mulher Invisível 7. À Deriva 8. Halloween - O Início9. Transformers: A Vingança dos Derrotados 10. Tinha Que Ser Você

TOP 10 EUA
1.Funny People 2.Harry Potter e o Enigma do Principe 3.Força G 4.The Ugly Truth 5.Orphan
6.Aliens in the Attic 7.A Era do Gêlo 3 8.A Proposta 9.The Hangover 10.Transformers 2 : A Vingança dos Derrotados

SUPERNOVAS
*O Total Sci-Fi, site especializado em filmes de ficção científica, criou uma uma lista com os 100 melhores filmes do gênero. Veja a lista dos 10 primeiros filmes escolhidos:: 1. Blade Runner (1982), 2. 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968),3. Star Wars (1977),4. Alien (1979),,5. Metropolis (1927),,6. O Dia em que a Terra Parou (1961).7. O Exterminador do Futuro (1984),8. Planeta dos Macacos (1968),9. E.T. (1982),10. Solaris (1972). É mais uma daquelas listas polêmicas para se concordar ou discordar, parcial ou totalmente.
*”Nowhere Boy” , filme da diretora Sam Taylor-Wood que fala sobre a vida do ex-beatle John Lennon, foi escolhido para encerrar o Festival de Filmes de Londres no dia 29 de outubro. A exibição marcará a estreia mundial da produção. A história do filme mostra a juventude e os primeiros dias do músico que integrou a maior banda musical de todos os tempos, The Beatles.
*O estúdio Universal Pictures está em negociação para produzir uma refilmagem de “Jesus Cristo Superstar”, filme de Norman Jewison produzido em 1973. Baseado na ópera-rock criada por Tim Rice e Andrew Lloyd Webber, o filme marcou uma época pela música e pela sua versão da história de Jesus Cristo.
* A franquia “Alien” deverá voltar. A história do alienígena que estreou há 30 anos pelas mãos de Ridley Scoot (Blade Runner) poderá ter a direção de Scoot na direção de um filme que tem num enredo que contará o que ocorreu antes dos eventos primeiro filme de 1979 quando Ripley (Sigourney Weaver) e seus companheiros de tripulação atenderam a um suposto pedido de socorro de uma nave próxima em sua viagem de volta à Terra. O roteiro será de Jon Spaihts (Passageiros).
*Após o sucesso de “24 Horas - A Redenção”, longa-metragem baseado na série de TV que chegou ao vídeo meses antes da exibição na TV brasileira, a Fox decidiu repetir a estratégia com a série “Sons of Anarchy - Os Indomáveis”. Assim, a primeira temporada completa do seriado chega às lojas e locadoras dia 19 de agosto, enquanto a estreia da produção na TV paga está agendada somente para novembro.
*A distribuidora Imagem deu início à campanha de “Os Normais 2 - A Noite Mais Maluca de Todas”, que estreará dia 28 de agosto. Com Luiz Fernando Guimarães e Fernanda Torres de volta aos papéis de Rui e Vani, o filme abrirá sua carreira nas salas de exibição com no mínimo 360 cópias, o que representa o maior lançamento de uma produção nacional desde a retomada do cinema brasileiro.
*O volume de pessoas que assiste a filmes online dobrou nos últimos dois anos, segundo pesquisa realizada com o público dos EUA. De acordo com o estudo, aproximadamente 35% dos usuários de internet entrevistados afirmam ter acompanhado uma série de TV ou filme na rede (em 2007, foram apenas 16%). Ainda de acordo com a avaliação, 23% das pessoas que responderam ao questionário têm conexão entre o PC e a TV, que permite a exibição de vídeos online.
* A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema para maior interação com o público de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/ . Além do blog, a ACCPA tem uma página no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=71135985.Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN. Feliz dia dos Pais para todos !

DVD/Crítica
“GRAN TORINO” de Clit Eastwood. Com Clint Eastwood. Walt Kowalski é um veterano da guerra da Coréia que tem uma postura intolerante diante do mundo e das pessoas. Ao ficar viúvo e sozinho, ele é obrigado a lidar com a realidade que lhe cerca e apesar de racista, tem que se acostumar com os novos vizinhos, em especial um adolescente asiático. Quando este adolescente faz uma tentativa frustrada de roubar seu carro Gran Torino 1972, ele acaba entrando no mundo deste adolescente e começa se envolver com os perigos e preconceitos que cercam seu bairro, sua cidade, seu país. O ator Clint Eastwood durante muito tempo esteve ligado a personagens e filmes violentos onde a solução de todos os problemas era a violência. Com uma longa carreira como ator, muitos se lembram de seu papel como o policial Dirty Harry onde a arma valia mais do que a palavra. Já como diretor, Eastwood seguiu outro caminho. Seguindo uma linha mais tradicional na construção e narrativa de seus filmes como diretor, Eastwood vem realizando filmes de alta qualidade onde a palavra é a chave mestra das respostas, das soluções. Foi assim em filmes brilhantes como “Bird”(1987), “Coração de Caçador”(1991), “A Conquista da Honra”(2006), “Cartas de Iwo Jiwa”(2007), “A Troca”(2008) e agora em “Gran Torino”. Num papel perfeito para seu tipo, aqui Eastwood aproveita o perfil de um personagem preconceituoso e tolerante para olhar para seu passado como artista e fazer as pazes com o seu presente, mostrando a intensa transformação de um homem intolerante para um homem antes de tudo humano, que se revela frágil e preocupado com a sua realidade. É claro que além disso, Eastwood aproveita e faz no seu novo filme um chamado para a situação política e social de seu país onde cada bairro, cada canto da cidade está sitiada pela violência e ao mesmo tempo, pela boa vontade e fragilidade de um povo que busca formas de sobrevivência. “Gran Torino” tem além disso o mérito de ter um roteiro que não cria santos e demônios, ambientando os personagens marginais ou não, dentro de um claro contexto de abandono social e educacional que aparentemente não tem solução. Envolvendo o espectador em assuntos tão diversos e importantes como a religião, o preconceito, o racismo, a intolerância, o artista Clint Eastwood constrói uma obra consistente, com uma narrativa brilhante, direta, inteligente, revelando que um diretor cada vez melhor e que neste caso, aproveitou o tema do filme para fazer uma espécie de redenção de sua carreira como ator, tão marcada pela violência. A sequência final, é uma aula de cinema, com os elementos da linguagem cinematográfica (fotografia, música, montagem) sendo convergidos para um grande momento de paz do personagem e do ator Clint Eastwood.Digno dos melhores filmes de sua longa carreira, “Gran Torino” é um filme que retrata nossos tempos modernos sem olhar para o passado e indicar possíveis novos caminhos para o futuro. Por isso, merece ser visto, discutido e analisado. “Gran Torino” é o cinema em estado mais puro de reflexivo e provocação. Veja sem falta.

+ LOCADOS DA SEMANA
1. X-Men Origens : Wolverine
2. Presságio
3. The Spirit
4. Diva
5. Passageiros
6. Jonas Brothers
7. Hotel bom pra Cachorro
8. Coraline e o Mundo Secreto
9. Operação Valquíria
10. Evocando Espíritos
Fonte : 100% Vídeo

INDICADOS DA SEMANA
1)”Gran Torino” de Clint Eastwood
2)”Óri – Cabeça, Consciência Negra”
3)”O Equilibrista” de James March
4)”Baraka”
5)”O Gato de 9 Caudas” de Dário Argento
6)”Kes” de Ken Loach
7) “O Lutador”
8)”A Sombra da Forca” de Joseph Losey
9)”Um Ato de Liberdade” de Edward Zwick
10)”Sargento York”

AGENDA DA SEMANA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe no dia17/08, em homenagem aos 50 anos da Nouvelle Vague, o filme “Os Incompreendidos” de François Truffaut.
- Espaço Municipal Cine Olympia: Está em exibição no Cine Olympia o elogiado filme francês “O Último dos Loucos” que mostra o drama de um menino de 11 anos que é testemunha dos conflitos diários de sua família. O filme está sendo exibido de terça à domingo às 18:30 h. Entrada Franca
- Cine Líbero Luxardo: Entrou em cartaz na última quinta e será exibido até o dia 16/08, o filme “A Última Amante”, sempre às 19:30 h. Veja maiores detalhes do filme na seção ESTRÉIAS DA SEMANA.
- Cine Estação: “W” de Oliver Stone, versão da vida do ex-presidente americano George W. Bush, será exibido hoje às às 10h, 18h e 20h30 e no dia 23/08 às 10h, 18h e 20h30. Leia mais detalhes do filme na seção ESTRÉIAS DA SEMANA.
- Cine CCBEU: Está sendo exibida uma mostra de filmes do diretor Paul Thomas Andersono. Confira:: Dia 13/08 – “Magnólia”, Dia 20/08 – “Embriagado de Amor”, Dia 27/08 – “Sangue Negro”. A mostra de filmes acontecerá às quintas-feiras às 18:30 h com entrada franca.
- Cineclube Aliança Francesa: Está sendo exibido um ciclo de filmes em homenagem ao diretor François Truffaut chamado “As Idéias e os filmes da vida de François Truffaut”. Veja a programação: Dia 12/08 – “Scarface”, Dia 19/08 – “Janela Indiscreta”e dia 26/08 – “Stromboli”. Os filmes serão exibidos na Estação Gasômetro às 19 h com entrada franca

terça-feira, 4 de agosto de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 02/08/09


CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja nenhuma modificação de última hora, a única estréia da semana é o filme francês “O Último dos Loucos”.
“O Último dos Loucos” (foto) é dirigido por Laurent Achard e tem no elenco Dominique Reymond e Mathias Mlekuz. O filme mostra a história de Martin, um garoto de 11 anos que vive na fazenda de seus pais e observa, desamparado, a desunião de sua família: sua mãe vive enfurnada em seu quarto, seu irmão mais velho, que ele adora, se afoga no álcool, e seu pai é dominado pela avó. O menino assiste a um desastre familiar. Mas Mistigri, seu gato, e Malika, uma amiga marroquina procuram lhe reconfortar de alguma forma. O filme recebeu vários prêmios como a Menção Honrosa para o ator Laurent Achard e prêmio de melhor filme no Festival Internacioanal de Locarno (Prix Jean Vigo) .
Continuam em cartaz “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, “A Proposta”, ‘A Era do Gêlo 3”, “Inimigos Públicos” e “Halloween – O Início”.

TOP 10 BRASIL
1. A Era do Gelo 3 (Trailer)2. Harry Potter e o Enigma do Príncipe 3. Inimigos Públicos 4. A Proposta 5. Halloween – O Início 6. A Mulher Invisível (R$ 383 mil)7. Transformers: A Vingança dos Derrotados8. 17 Outra Vez 9. O Guerreiro Genghis Khan 10. Cine Cocoricó – As Aventuras na Cidade


TOP 10 EUA
1. Força-G (Trailer) 2. Harry Potter e o Enigma do Príncipe 3. A Verdade Nua e Crua 4. A Orfã 5. A Era do Gelo 3 6. Transformers: A Vingança dos Derrotados 7. Se Beber Não Case 8. A Proposta 9. Inimigos Públicos 10. Bruno


SUPERNOVAS
*O filme francês “Mia et Le Migou” foi escolhido como Melhor Longa-metragem da 17ª edição paulista do Anima Mundi, evento dedicado a produções em animação. O filme conta a história de Pedro, que deixa seu vilarejo para trabalhar na construção de hotel luxuoso. Após desaparecer, sua filha resolve ir à cidade, onde enfrenta desafios. Na categoria curta-metragem, o também francês “Mon Chinois” foi ovencedor. Dois filmes brasileiros foram premiados: “O Divino, De Repente”, de Fábio Yamaji, escolhido como Melhor Animação Brasileira, e “Cidadão de Papel”, de Ivan Mola, eleito pelo júri popular na categoria Anima Mundi Web.
*Filmes, pinturas e desenhos do cineasta e artista Tim Burton (foto), nunca antes vistos pelo público, serão expostos numa nova mostra no Museu de Arte Moderna de Nova York.A retrospectiva, que ficará no museu entre novembro deste ano e abril de 2010, vai incluir mais de 700 trabalhos cobrindo os 27 anos da carreira de Burton no cinema, incluindo alguns feitos antes de ele se tornar um cienasta conhecido internacionalmente.
*”Harry Potter e o Enigma do Príncipe , sexto filme da franquia, teve a maior abertura internacional da história nas bilheterias . O filme, que chegou aos cinemas mundiais em 15 de julho, arrecadou US$ 236 milhões em cinco dias. Até o momento, 64% do faturamento do filme foi obtido fora dos Estados Unidos. Após 12 dias nos cinemas, o longa faturou US$ 627 milhões. O orçamento do sexto filme é o maior da franquia com US$ 250 milhões .
*Muito interessante a participação do público nas sessões promovidas pela ACCPA. Sempre com debates após as exibições, o público tem participado das discussões com os críticos e revelado novas leituras dos filmes exibidos, cumprindo assim um dos objetivos da associação que é de criar uma nova platéia de cinema na cidade que tenha cada vez mais interesse do grande público pelos bons filmes.
*As vendas de players de Blu-ray no mercado americano deverão crescer 112% este ano, chegando a 6 milhões de unidades, de acordo com recente previsão da Consumer Electronics Association. O preço médio do equipamento tem caído vertiginosamente, estando hoje ao redor de US$ 200. Muitos varejistas acreditam que o preço dos players continuará em queda, devendo chegar a US$ 100 até o final do ano.
*A Warner Bros. está comemorando o sucesso de “Se Beber, Não Case!”, uma das maiores surpresas de 2009. A comédia dirigida por Todd Phillips já passoui da marca de US$ 240 milhões arrecadados em território americano, tornando-se a comédia para adultos mais assistida em todos os tempos. O recorde anterior pertencia a “Um Tira da Pesada” com Eddie Murphy. O filme mostra a odisséia de um grupo de amigos que após uma estrondosa despedida de solteiro em Las Vegas, acordam apenas para descobrir que o noivo desapareceu em meio à farra, precisando encontrar um modo de localizá-lo. O longa estréia no Brasil dia 21 de agosto.
* A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema para maior interação com o público de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/ . Além do blog, a ACCPA tem uma página no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=71135985.Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.


DVD/Crítica

“UM ATO DE LIBERDADE” de Edward Zwick. Com Daniel Craig e Liev Schreiber.
Em 1941, na Bielorrússia, durante a segunda guerra mundial, os irmãos Tuvia, Zus e Asael são perseguidos por serem judeus e ao fugir da perseguição, se escondem em uma floresta que conhecem desde a infância. Mas aos poucos, seu ato de sobrevivência acaba chamando atenção de outros judeus perseguidos que acabam se juntando à eles no esconderijo, em busca de paz e liberdade. Mas nem todos querem apenas sobreviver, procurando também vingança contra os soldados nazistas. Baseado no livro de grande sucesso mundial, o filme “Um Ato de Liberdade” procura contar com dignidade mais uma das inúmeras histórias reais que cercaram os judeus durante a segunda guerra mundial. Recentemente, outro filme com tema semelhante, “O Menino do Pijama Listrado”, impressionou pela sensibilidade em mostrar o mundo da guerra sob os olhos de duas crianças. Aqui, a violência e a sobrevivência estão lado a lado, numa história que revela vários lados de um grupo de judeus sobreviventes. Com vários personagens entrando na trama, o filme muitas vezes perde o foco da sua principal discussão e em algumas cenas, acaba sendo repetitivo se comparado aos inúmeros filmes do mesmo tema. Mas o que mais importa aqui, considerando estas falhas, é que além de contar uma história forte e comovente, “Um Ato de Liberdade” tem uma mensagem que ultrapassa o tema, mostrando sem maniqueísmos as diversas formas de sobrevivência e aprendizado de um grupo de pessoas com personalidades e comportamentos diferentes que acabam sendo revelados num momento extremo. Acredito que no livro na qual o filme foi baseado exista uma riqueza maior de detalhes de cada personagem, principalmente do personagem Tuvia Bielski, que acaba se tornando o líder do grupo que muitas vezes não acredita na possibilidade da salvação de todos mais que ultrapassa seus limites acreditando numa saída. Bem dirigido por Edward Zwick (Lendas da Paixão/O Último Samurai/Diamantes de Sangue) , com boa interpretações de Daniel Craig (atual protagonista da série 007) e do grande elenco, “Um Ato de Liberdade” é um filme muito interessante, que faz refletir e discutir. Por isso merece ser visto.

+ LOCADOS DA SEMANA

1. Presságio (trailer)
2. Gran Torino
3. The Spirit
4. Ele Não Está Tão a Fim de Você
5. Passageiros
6. O Casamenbto de Raquel
7. Hotel bom pra Cachorro
8. Coraline e o Mundo Secreto
9. Operação Valquíria
10. Território Restrito
Fonte : 100% Vídeo

TV POR ASSINATURA

“Estamos Bem Mesmo sem Você” de Kim Rossi Stuart (Telecine Cult – Dias 02 e 04/08), “A Última Ceia” de Marc Foster (Telecine Cult – Dias 02 e 03/08), “Rosalie vai as Compras” de Percy Adlon (Telecine Cult – Dias 03 e 05/08), “Loucos de Amor” com os Irmãos Marx (Telecine Cult – Dias 04 e 06/08), “Crimes e Pecados” de Woody Allen (Telecine Cult – Dias 05 e 09/08), “Lenny” (Trailer) de Bob Fosse (Telecine Cult – Dia 06/08), “Flores Partidas” de Jim Jarmush (Telecine Cult – Dia 07/08) e “Janela Indiscreta” de Alfred Hitchcock (Telecine Cult – Dia 08/08).

AGENDA DA SEMANA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe amanhã às 19 h, um filme da programadora Brasil, com a parceria com o IAP (Instituto de Artes do Pará). Confira a programação no blog http://cineclubealexandrinomoreira.blogspot.com
- Espaço Municipal Cine Olympia: Hoje é o último dia de exibição dos documentários paraenses “Marias da Castanha" e "Fronteira Carajás" de Edna Castro e “Parceiras da Terra" de Luzia Álvares, Christina Maneschy e Joseli Lima. Os filmes estão sendo exibidos em DVD, às 18:30 h com entrada franca de terça à domingo. Na Sessão Cinemateca, programada pela ACCPA, será exibido hoje às 16 h, com entrada franca, filme francês “Quem Matou Leda ?” de Claude Chabrol, numa homenagem aos 50 anos da Nouvelle Vague, movimento cinematográfico que revelou talentos importantes para o cinema como Jean Luc Godard, Fraçois Truffaut, Jacques Rivete entre outros nomes.
- Cine Líbero Luxardo: Hoje é o último dia de exibição de “Rio Congelado”,filme que deu uma indicação ao “Oscar” de melhor atriz para Melissa Leo. O filme mostra a história de uma mulher que precisando de dinheiro para manter sua família unida, se une a uma contrabandista para atravessar imigrantes ilegais pela fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos. O filme será exibido às 19:30 h.

Coluna Cineclube - Dia 13/10/24