domingo, 31 de dezembro de 2017

Cine Troppo - De 28/09 a 04/10/17

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho


“Como nossos pais” de volta ao circuito
*O filme nacional “Como nossos pais” de Laís Bodansky foi exibido em curta temporada no Cinepólis, mas felizmente volta a ser exibido no circuito local na programação do cine Líbero Luxardo a partir desta semana. É lamentável como os grandes circuitos de exibição tratam a programação de filmes nacionais. Na maioria das programações do mês raramente existem espaços para o cinema brasileiro e quanto tem espaço, a exibição é curtíssima. É bom ter um circuito alternativo que ajuda a criar espaços para uma programação melhor. “Como nossos pais” ganhou diversos prêmios no recente festival de Gramado e tem sido bastante elogiado por grande parte de crítica de cinema nacional. No filme, Rosa (Maria Ribeiro), 38 anos, é uma mulher que se encontra em uma fase peculiar de sua vida, marcada por conflitos pessoais e geracionais: ao mesmo tempo em que precisa desenvolver sua habilidade como mãe de suas filhas, manter seus sonhos, seus objetivos profissionais e enfrentar as dificuldades do casamento, Rosa também continua sendo filha de sua mãe, Clarice (Clarisse Abujamra), com quem possui uma relação cheia de conflitos. Vale conferir!
*Esta semana foi comemorada os 10 anos de atividades do Cineclube Alexandrino Moreira. Agradeço a presença de todos na sessão comemorativa e aos idealizadores deste cineclube em 2007. Memórias, histórias e ações foram compartilhadas. Agradeço a professora Célia Jacob, Dinah Oliveira, professor Francisco Cardoso, equipe da Casa das Artes e a presença de Maria Sylvia Nunes e especialmente Pedro Veriano e Luzia Álvares pela afetividade demonstrada novamente nesta homenagem ao meu pai e ao cinecube que há 10 anos procura colaborar com a cultura cinematográfica local.
*No dia 25/09 foi realizado mais uma ação do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) com palestra do professor Alberto Amaral sobre o pensamento cinematográfico do grande cineasta Luís Bunuel. Anárquico, subversivo, polêmico, genial. Bunuel merece ser mais reconhecido pela sua obra e espero que a palestra tenha contribuído com esse reconhecimento. Agradeço a Casa das Artes pela parceria, ao amigo Alberto Amaral pela excelente exposição e a presença de todos que estiveram nesta ação cultural especialmente os amigos Jose Otávio Pinto e Vicente Cecim que ajudaram a enriquecer os debates.
*A próxima ação do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) acontecerá no dia 31/10 com palestra de Ricardo Evandro Martins sobre Cinema e Filosofia no filme "Blade Runner" de Ridley Scott dentro da perspectiva do lançamento/debates sobre "Blade Runner 2049" no próximo mês. Maiores detalhes sobre a palestra serão informados em breve.
*”Afterimage” de Andrezj Wajda é um filme impactante e é um dos melhores filmes que assisti este ano. Uma obra importante que discute temas relevantes como o conceito de arte, de liberdade de expressão e humanismo. Lamentei apenas assistir um filme tão bom com poucos espectadores na plateia. Acordem cinéfilos da cidade! Têm filmes bons em nossas telas que merecem nossa total atenção!

INDICAÇÕES
ESTREIA
“O Estranho que nós Amamos”
Filme de Sophia Coppola
Cine Líbero Luxardo
CONTINUAÇÃO
“Mãe”
Filme de Darren Aronovsky
Com Jennifer Lawrence
CINECLUBE
“Adorável Vagabundo”(1941)
Filme de Frank Capra
Cineclube Alexandrino Moreira – Dia 02/10
 TRILHA SONORA
“Blade Runner”
De Vangelis
1994
MEMÓRIA
“Um Punhado de Bravos” (1945)
Filme Raoul Walsh
Cartaz exibido nos cinemas americanos

 AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 02/10/17 – O Cinema de Frank Capra – “Adorável Vagabundo” (1941). Sessão às 19 h. Entrada franca. Debate após a exibição.
*Cine Olympia:
Até dia 04/10 – “A Loucura entre nós”. Sessão às 18h30min (exceto domingos e feriados).Entrada franca. Apoio: Instituto Goethe.
*Cine Líbero Luxardo:
Até 04/10 – “O Estranho que nós amamos” e “Como nossos pais”


Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23