domingo, 7 de novembro de 2010

CINE TROPPO - SEMANA DE 05 À 11/11/10

CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora,as estréias da semana são “Jogos Mortais – O Final” e “Um Parto de Viagem”.
“Jogos Mortais – O Final”' mostra um grupo de sobreviventes de Jigsaw à procura de ajuda de um guru e Bobby Dagen, um companheiro que também sobreviveu aos terrores, mas que tem segredos obscuros capazes de criarem uma nova onda de horror. Inicialmente, o longa seria lançado como “Jogos Mortais 7”, depois teve o título alterado para “Jogos Mortais 3D”, e agora é como 'Jogos Mortais - O Final'. A direção fica por conta de David Hackl, que dirigiu o quinto filme da série e produziu o segundo, terceiro e quarto.O filme será exibido em 3D em duas salas, além de ter cópias dubladas e legendas.
“Um Parto de Viagem”' é estrelado por Robert Downey Jr. (Sherlock Holmes/Homem de Ferro) e Zach Galifianakis, que interpretam dois companheiros improváveis que se vêem viajando de carro juntos em uma jornada que será tão transformadora quanto revoltante. Downey é Peter Highman, um ansioso pai de primeira-viagem cuja esposa está a cinco dias de dar à luz. Peter corre contra o tempo para conseguir um vôo de volta para Atlanta e chegar para o parto, mas seus planos são atrapalhados quando ele conhece o aspirante a ator Ethan Tremblay (Galifianakis).

QUADRO DE COTAÇÕES / ACCPA
MARCO MOREIRA PEDRO VERIANO LUZIA ÁLVARES
“A Suprema
Felicidade” Bom/Fraco/Fraco
----------------------------------------------------------------
“Quando as
Mulheres
Esperam”
(DVD) Muito Bom/Bom/Muito Bom
----------------------------------------------------------------
“A Jovem
Rainha
Vitória”(DVD) Bom/Bom/ -
----------------------------------------------------------------
“Instinto de
Vingança” Razoável Razoável Razoável
----------------------------------------------------------------
“Atividade
Paranormal 2” Bom/Bom/Bom
----------------------------------------------------------------
“O Castelo”
(DVD) Muito Bom/Razoável/Bom
----------------------------------------------------------------

SUPERNOVAS
*A Ancine vai publicar em seu site teses e dissertações sobre cinema e audiovisual. Os trabalhos podem ser submetidos à agência através do OCA – Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual, seção do portal da Ancine dedicada ao estudo do mercado. Foram definidas três áreas temáticas: políticas do audiovisual; economia do audiovisual; e gestão, inovação e estratégia das atividades audiovisuais. Inicialmente, serão aceitos trabalhos de conclusão de mestrado e doutorado, que serão avaliados por um conselho editorial formado por servidores da Agência. Confira mais informações no site da Ancine (www.ancine.gov.br).
*Christian Boudier, ex-adido do audiovisual do Consulado da França no Rio de Janeiro, montou uma nova distribuidora, a Bonfilm. Seu primeiro lançamento será “Um homem que Grita”(foto), coprodução entre Chade e França que recebeu o Prêmio do Júri no último Festival de Cannes. O diretor, Mahamat Saleh-Haroun, virá ao Brasil promover o filme, que está sendo exibido na Mostra Internacional de São Paulo e entra em cartaz no dia 19 de novembro.
*Os sócios Carlos Eduardo Santos, Eduardo Miguens, Jeanine Brandão e Karen Levy estão lançando oficialmente a Movietrailer, que vai criar e produzir material audiovisual de promoção de filmes nacionais e estrangeiros. Fundada há pouco mais de sete meses, a Movietrailer já assinou os trailers de “Cabeça a prêmio”, “5x favela”, e os featurettes e spots de TV do filme nacional “Muita calma nessa hora”.
*A produtora Warner Bros.e o diretor Christopher Nolan anunciaram que o nome definitivo do terceiro filme da franquia Batman será “The Dark Knight Rises”. Outra informação divulgada a respeito do longa é que, ao contrário do que se especulava, ele não será rodado em 3D. O filme dia 20 de julho de 2012 nos EUA.
*O diretor americano James Cameron e a produtora Fox traçaram um plano de cinco anos para a realização e lançamento de “Avatar 2” e “Avatar 3”. Espera-se que Cameron comece a produção no fim de 2011, rodando os dois filmes paralelamente. A bem sucedida parceria entre o estúdio e o diretor vem desde “Alien” (1985), passa por “Titanic”(1997) e chegou, recentemente, a “Avatar”, um dos maiores fenômenos de bilheteria do cinema mundial.
*Depois da confirmação de que “Amanhecer – Parte 1” será mesmo filmado no Rio de Janeiro e em Paraty nas próximas semanas, a Rio Film Commission fechou também a realização na cidade de “Velozes e furiosos 5”, que terá cinco dias de filmagem no Rio. A Zohar cuida da produção brasileira de “Amanhecer” e a Conspiração ficou com a de “Velozes e furiosos 5”. O presidente da RioFilme, Sérgio Sá Leitão, ressaltou que a realização de uma produção como essa traz dividendos da ordem de U$ 2 milhões para o audiovisual e para outros setores do Rio.
*A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/*Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

DVD
“Trinta Anos esta Noite
” de Louis Malle. Com Léna Skerla. O filme mostra as últimas 48 horas de um homem totalmente perdido. Alain acaba de sair de um hospital onde fazia um tratamento para desintoxicação alcoólica. Sua amante e amiga de sua ex-mulher - que o abandonou - deseja ajudá-lo. Alain volta a Paris e, através dos bares e de velhos amigos, começa uma espécie de busca de si mesmo na reconstituição do passado. Ao final dessa peregrinação, Alain vai se preparar para a grande partida. Pessimista e realista, o filme é um dos mais importantes do diretor Louis Malle que anos depois realizaria filmes como “Um Sopro no Coração” e “Adeus Meninos”. Cotação : Excelente
“Madame X” de Davod Rich. Com Lana Truner. Holly casa-se com Clayton Anderson milionário com aspirações políticas. Na festa de seu casamento conhece Phil Benton, playboy por quem acaba se apaixonando quando seu marido se ausenta no Norte da África. Quando Clay retorna, Holly resolve terminar tudo com Phil.
Acidentalmente Phil morre e Holly, chantageada por sua sogra Estelle, abandona marido e filho. Dada como morta, Holly em sua peregrinação desce ao submundo, viciando-se em absinto. Conhece Dan Sullivan, a quem numa bebedeira conta quem é. Dan aproveita-se da situação e começa chantagear Holly. Para não permitir que seu passado venha à tona Holly mata Dan. A partir daí, passa a ser conhecida como Madame X, sendo defendida por um advogado jovem e idealista que sente por ela um grande afeto. Cotação: Bom
“Colêtanea Bud Abbott e Lou Costello” . Abbott e Costelo trabalharam 22 anos juntos, em mais de 40 filmes e centenas de shows. Eles começaram se apresentando no Teatro de Voudeville, depois conseguiram fama com o rádio e os anos 40 passaram para o cinema. Em “Streets of Paris” (1939), musical da Broadway que lançou a brasileira Carmem Miranda nos Estados Unidos, eles eram os protagonistas. Cotação : Muito Bom
“Chamas que não se Apagam” de Douglas Sirk. Com Barbara Stanwyck. Clifford Groves é um executivo bem-sucedido de uma grande fábrica de brinquedos. Apesar do sucesso profissional, Clifford sente-se deixado de lado pela esposa e pelos filhos. Certo dia, numa reunião de negócios, reencontra uma antiga paixão, que mexerá com seus sentimentos e o obrigará a escolher entre o amor e a família. Com linda fotografia de Russell Metty e memoráveis atuações de Stanwyck e MacMurray, “Chamas que não se apagam” é mais uma obra-prima de Sirk sobre a sociedade americana dos anos 50. Cotação : Muito Bom
(Informativo)

DICAS
CURSO:
A partir do dia 16/11, estarei coordenando um curso sobre o Cinema Expressionista, na Caiana Filmes. O curso acontecerá às terças e quintas-feiras das 19 às 22 h. Serão abordados conceitos, contextos, legado, filmes, e diretores deste importante movimento. Maiores informações na Caiana Filmes pelo site WWW.caianafilmes.com.br . Para o lançamento do curso, será exibido na Noite de Estudos de Cinema, na Caiana, o clássico “Fausto” (foto) de F. W. Murnau com entrada franca, dia 12/11, às 19 h.
VALE A PENA VER DE NOVO : “A Suprema Felicidade” traz de volta ao mundo do cinema o diretor Arnaldo Jabor, que especialmente nos anos 70 realizou filmes de alta importância para o cinema brasileiro. Procure nas locadoras pelo menos três filmes de sua autoria para conhecer seu estilo: “Toda Nudez Será Castigada”(1973), “Tudo Bem”(1978) e “Eu Te Amo”(1981). Vale a pena ver ou rever estes filmes.
Tv por Assinatura: ”A Bela Junie”(Dias 07 e 09/11 – Telecine Cult), “O Escafandro e a Borboleta” (Dias 05 e 07/11 – Telecine Cult), “Sinédoque, Nova Iorque” (Dias 09 e 10/11 – Telecine Cult), “A Última Noite” de Robert Altman (Dias 10 e 12/11 – Telecine Cult), “A Promessa” (Dia 11/11 – Telecine Cult) e “Desaparecido – Um Grande Mistério” (foto) de Costa Gavras (Dias 10 e 11/11 – Telecine Cult)

AGENDA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibirá dias 08 e 29 de novembro, em parceria com a ACCPA, episódios da obra-prima “Decálogo” de K. Kielowski. O filme é dividido em 10 episódios baseados nos 10 mandamentos e foi feito para a TV polonesa no final dos anos 80. A entrada é franca com debate após a exibição entre o público e críticos da ACCPA.
- Sessão Cult : Sabádo, Dia 13, no Cine Líbero Luxardo, em parceria com a ACCPA, será exibido o filme “Caçada Humana”, numa homenagem da associação ao diretor Arthur Penn, falecido recentemente. No elenco, Marlon Brando, Robert Redford e Jane Fonda. O filme é uma produção de 1967 e é considerado um dos melhores filmes do diretor.
- Cine Olympia: Hoje é o último dia do Festival Amazonia Doc. 2 com a premiação dos melhores do festival e a exibição do filme nacional “Lixo Extraordinário” a partir das 19 h. Entrada Franca.A partir de amanhã, inicia a mostra pararela do festival. Veja a programação completa no site WWW.amazoniadoc.com.br
- Cine Estação : “Luzes da Escuridão” de Aki Kaurismäki será exibido esta semana nos dias 09 e 10/11.” Luzes na Escuridão” é o encerramento de uma trilogia formada por “Nuvens Passageiras” (inédito no Brasil) e “O Homem sem Passado” (vencedor do Festival de Cannes), do finlândes Ari Kauristämi. Buscando traçar um retrato entre o vazio da vida e a gélida Finlândia, o diretor dessa vez narra a história do segurança, Koistinen (Janne Hyytiäinen), que vai perdendo lentamente o que lhe resta de dignidade. O filme será exibido às 18 e 20:30 h.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23